Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ernesto Frederico Hartmann Sobrinhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9913638571460237pt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Celso Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Oiliam José Lannapt_BR
dc.creatorMarcus Vinícius Souza Monteiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0138618629800158pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T16:35:39Z-
dc.date.available2022-08-24T16:35:39Z-
dc.date.issued2021-10-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44539-
dc.description.abstractThe present study investigates through the concepts of intentionality of consciousness, parts and whole, identity in multiplicity and presence and absence, as well as others complementary to the above, relevant to the work of Edmund Husserl and inherent to phenomenology, from the perspective of Robert Sokolovski, in the works Wie bin ich fröh Op. 25, no1, by Anton Webern; Musical Moments Nos. 1 and 2, by Franz Schubert; and in the works Variations on the name ABEGG Op. 1, Symphonic Studies Op. 13 and Humoreske Op. 20, written by the composer Robert Schumann; aiming to elucidate whether in fact such concepts have any relevance to the process of musical creation. Initially, comments on phenomenology are presented, and later, observations on the book Introduction to Phenomenology by Robert Sokolovski, going deeper into the main concepts used in performing the analyzes present in this study.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectSokolovskipt_BR
dc.subjectWebernpt_BR
dc.subjectSchubertpt_BR
dc.subjectSchumannpt_BR
dc.subject.otherFenomenologiapt_BR
dc.subject.otherMúsica e linguagempt_BR
dc.subject.otherSokolowsk, Robert, 1944-pt_BR
dc.subject.otherMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.otherWebern, Anton, 1883-1945pt_BR
dc.subject.otherSchubert, Franz, 1797-1828pt_BR
dc.subject.otherSchumann, Robert, 1810-1856pt_BR
dc.titleMúsica, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcus_Monteiro_Dissertação_de_Mestrado.pdf5.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons