Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/44539
Tipo: | Dissertação |
Título: | Música, filosofia e linguagem: a fenomenologia em Robert Sokolovski como ferramenta de análise e percepção musical |
Autor(es): | Marcus Vinícius Souza Monteiro |
Primeiro Orientador: | Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho |
Primeiro membro da banca : | Antonio Celso Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Oiliam José Lanna |
Resumo: | Neste trabalho buscamos investigar através dos conceitos de intencionalidade da consciência, partes e todo, identidade na multiplicidade e presença e ausência, bem como outros complementares aos anteriores, pertinentes à obra de Edmund Husserl e inerentes à fenomenologia, sob a ótica de Robert Sokolovski, nas obras Wie bin ich fröh Op. 25, No. 1, de Anton Webern; Momentos Musicais Nos. 1 e 2 de Franz Schubert; e nas obras Variações sobre o nome ABEGG Op. 1, Estudos Sinfônicos Op. 13 e Humoreske Op. 20, de autoria do compositor Robert Schumann, com o objetivo de elucidar se de fato tais conceitos possuem alguma relevância para o processo de criação musical. Inicialmente são apresentados comentários a respeito da fenomenologia e, posteriormente, observações sobre a obra Introdução à Fenomenologia de Robert Sokolovski, realizando um aprofundamento sobre os principais conceitos utilizados nesse trabalho para a produção das análises. |
Abstract: | The present study investigates through the concepts of intentionality of consciousness, parts and whole, identity in multiplicity and presence and absence, as well as others complementary to the above, relevant to the work of Edmund Husserl and inherent to phenomenology, from the perspective of Robert Sokolovski, in the works Wie bin ich fröh Op. 25, no1, by Anton Webern; Musical Moments Nos. 1 and 2, by Franz Schubert; and in the works Variations on the name ABEGG Op. 1, Symphonic Studies Op. 13 and Humoreske Op. 20, written by the composer Robert Schumann; aiming to elucidate whether in fact such concepts have any relevance to the process of musical creation. Initially, comments on phenomenology are presented, and later, observations on the book Introduction to Phenomenology by Robert Sokolovski, going deeper into the main concepts used in performing the analyzes present in this study. |
Assunto: | Fenomenologia Música e linguagem Sokolowsk, Robert, 1944- Música - Análise, apreciação Webern, Anton, 1883-1945 Schubert, Franz, 1797-1828 Schumann, Robert, 1810-1856 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44539 |
Data do documento: | 18-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcus_Monteiro_Dissertação_de_Mestrado.pdf | 5.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons