Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44709
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A interferência de fatores biopsicossociais no processo de aprendizagem e na construção do conhecimento em pessoas adultas |
Authors: | Virginia Rubatino |
First Advisor: | Anézia Moreira Faria Madeira |
First Referee: | Anézia Moreira Faria Madeira |
Second Referee: | Lenice de Castro Mendes Villela |
Abstract: | Trata-se de revisão integrativa da literatura que tem como objetivo identificar os fatores biopsicossociais que interferem no processo de aprendizagem e construção do conhecimento de pessoas adultas. A busca de artigos foi feita nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir das palavras chaves “adulto jovem” e “aprendizagem”; “aprendizado” e “adulto”; “aprendizagem”, “educação e adulto”; “conhecimento”, “neurociências”; “aprendizado”; “aprendizado ativo”, escritos em português e publicados entre 2010 e 2015. A amostra foi constituída por cinco publicações que atenderam à temática e ao objetivo do estudo. O trabalho aponta para o fato de que os elementos presentes nos processos de aprendizagem de crianças se aplicam aos mesmos processos nos adultos. As diferenças ficam a cargo das competências que serão desenvolvidas ao final do processo de aprendizagem. Tais competências dizem respeito aos objetivos dessa aprendizagem, ou seja, atender às necessidades do adulto. |
Abstract: | The present study consists of an integrative literarure review and aims to identify the biopsychosocial factors which may intervene in the learning process either in the knowledge construction of adult people. From the Virtual Health Library, the articles were searched using the following keywords: “young adult” plus “learning”; “learning” plus “adult”; “learning”, “education and adult”; “knowledge”, “neurosciences ”; “apprenticeship”; “active learning”, written in Portuguese, articles must have published during 2010 to 2015. The sample consists of five publications that have the same theme and purpose of the present study. The work points towards the fact that the elements present in the children learning processes are applicable to the adult learning processes. The differences are in charge of the skills that will be developed at the end of the learning process. These skills relate to the objectives of this learning, the needs of adulthood. |
Subject: | Adulto Aprendizagem Dissertação Acadêmica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44709 |
Issue Date: | 23-Oct-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - VIRGÍNIA RUBATINO.pdf | 364.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.