Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44712
Type: Monografia (especialização)
Title: Abordagem transpessoal: uma proposta de intervenção no centro de formação de pessoal para os serviços de saúde – CEFOPE/RN
Authors: Fernanda Carla Faustino da Silva
First Advisor: Geralda Fortina dos Santos
First Referee: Geralda Fortina dos Santos
Second Referee: Anézia Moreira Faria Madeira
Abstract: O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica fundamentada na abordagem transpessoal. A motivação para a realização do estudo é decorrente das constantes dificuldades apresentadas pelos professores da educação profissional da área da saúde, particularmente, pelos docentes do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE) em desenvolver atividades que motivem os alunos em seu processo de aprendizagem. O projeto de intervenção será desenvolvido na modalidade de oficinas, usando fundamentos da psicologia transpessoal. As oficinas serão propostas com vistas a integrar parte do trabalho de conclusão de curso, sendo desenvolvidas com orientação transpessoal por uma equipe coesa, criativa e inovadora. Neste sentido, este projeto de intervenção apresenta um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: formação pedagógica para professores; psicologia, didática e aprendizagem; métodos de ensino, em especial a Abordagem Integrativa transpessoal e sua aplicação na educação. A partir de tais conceitos, reunidos durante a fase de pesquisa bibliográfica, a intervenção foi estruturada e proposta para execução em dois momentos a um grupo de professores que lecionam áreas técnicas e de qualificação. Os resultados que serão coletados nas oficias aspiram discussões sobre um novo olhar diante do contexto integral nas relações professor/aluno, orientando possibilidades para o desenvolvimento de estudos futuros.
Abstract: This study has as finality to present a propose of pedagogical intervention based in transpersonal approach. The motivation to do the study, comes from the constant difficulties showed by the professional education teachers of the health area, in special, by the teachers of Center of People Formation in Health Area (CEFOPE) in develop activities that motivate the pupils in learning process. The intervention project will be developed through workshop modality with transpersonal methodology, aiming to promote a more integral vision of the relationship between teacher x pupil. The proposed workshops, shall be developed with transpersonal orientation for a cohesive, creative and innovator team. By this way, the research starts from a theoretic referential supported by the follow thematics: pedagogical graduation to teachers; psychology, didactics and learning; teaching methodologies, in especial, the integrative transpersonal approach and application for education. From these concepts, collected during the bibliographic research phase, was structured and proposed to the group of teachers that teach technical and qualification areas, its execution in two moments. The results that will be collected in the workshops will inspire discussions about a new look of the full context of relationship teacher x pupil, orienting possibilities to develop future studies.
Subject: Educação Profissional em Saúde Pública
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44712
Issue Date: 21-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Carla Faustino da Silva.pdf596.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.