Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44731
Type: Monografia (especialização)
Title: ETSUS Vitória: uma análise do projeto político pedagógico nos cursos livres
Authors: Mônica Cola Cariello Brotas Corrêa
First Advisor: Solange Cervinho Bicalho Godoy
First Referee: Solange Cervinho Bicalho Godoy
Second Referee: Marilia Rezende da Silveira
Abstract: Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) refere-se à qualificação de profissionais de saúde. Nesse contexto, destaca-se a necessidade de profissionalização de trabalhadores de nível médio, tradicionalmente alijados dos processos formativos. As Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) são dispositivos, criados na década de 80, a partir do processo de redemocratização brasileira, com o objetivo de, simultaneamente, qualificar os serviços e promover a inclusão social do profissional que atuava no sistema sem a qualificação necessária. Atualmente, às ETSUS devem estender suas ações participando de forma ativa da educação permanente dos profissionais de saúde, muitas vezes com oferta de cursos livres. A Escola Técnica e Formação Profissional Professora Angela Campos da Silva (ETSUS Vitória) é a mais nova da rede. Sediada no município de Vitória, vive o desafio de articular educação profissional e permanente dos servidores da saúde municipal. Embora seja fruto de um movimento de reflexão e mudança nota-se ainda muita incongruência entre os cursos livres em relação aos princípios sócios interacionistas que balizam o projeto político pedagógico (PPP) da ETSUS VITÓRIA. O presente projeto de intervenção objetiva articular os cursos livres aos princípios filosóficos metodológicos do PPP. A intervenção compreende três etapas: avaliação diagnóstica, intervenção e sensibilização. Como resultado espera-se dar consistência ao movimento de aproximação com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e com a construção de uma escola no e para o trabalho no SUS.
Abstract: One of the great challenges of the Unified Health System (SUS) refers to the training of professionals. In this context, we highlight the need for professionalization of mid level workers, traditionally put aside the formative processes. The SUS Technical Schools (ETSUS) are devices created in the 80s, from the Brazilian process of democratization, in order to simultaneously classify the services and to promote the social inclusion of the professional who worked on the system without the necessary qualification . Currently, the ETSUS should extend their actions to participate actively continuing education of health professionals. Technical School and Vocational Teacher Angela Campos da Silva (ETSUS Victory) is the newest network. Headquartered in Vitória, faces the challenge of articulating and ongoing professional education of municipal health of the servers. Although the result of a movement of reflection and change notices still much inconsistency between free courses on the principles that guide the partners interactionist political pedagogical project (PPP) ETSUS WIN. This intervention project aims to articulate the philosophical principles of free courses methodological PPP. The intervention comprises three phases: diagnostic assessment, awareness, intervention and awareness. As a result it is expected to give consistency to the approach movement with the National Policy on Permanent Education in Health and with the construction of a school and to work in the SUS.
Subject: Educação Profissional em Saúde Pública
Educação em saúde
Educação Continuada
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44731
Issue Date: 2-Jun-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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