Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44759
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Por que (não) ler os clássicos? uma crítica ao mainstream dos estudos em estratégia e finanças
Título(s) alternativo(s): Why (not) to read the classics? A critical to the mainstream of studies on strategy and finance
Autor(es): Evandro Rodrigues de Faria
Marco Aurélio de Souza Mendes
Márcio Augusto Gonçalves
Resumo: Este ensaio tem por objetivo apresentar uma crítica à visão funcionalista no ensino em finanças e estratégia. Os principais pressupostos da Moderna Teoria em Finanças e das Escolas de Estratégia baseada em Modelos Preditivos são apresentados, discutidos e criticados. Apresentamos aqui um contraponto a esta visão linear do ensino através de uma análise crítica ao mainstreamde finanças e estratégia. Advogamos a necessidade de uma pluralidade pedagógica, onde fossem ensinadas as várias correntes, com o objetivo de formar acadêmicos e profissionais com maior espírito crítico e mais preparados para responderem aos desafios complexos que se colocam no campo das finanças e estratégias nas organizações. Finalmente, destacamos que os clássicos devem ser lidos, mas não de forma clássica e sim a partir de uma visão crítica.
Abstract: This essay aims to present a critique of the functionalist view on education in finance and strategy. The main assumptions of the Modern Theory of Finance and Scholl of Strategy Based on Predictive Models are presented, discussed and criticized. Here are a counterpoint to this linear view of teaching through a critical analysis of the mainstream in finance and strategy. We advocate the need for a plurality pedagogical, where they were taught the various chains, with the goal of training students and professionals more critical and more prepared to respond to the complex challenges that arise in the field of finance and strategyin organizations. Finally, we emphasize that the classics should be read, but from a critical view.
Assunto: Administração financeira
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/%2010.20946/rad.v18i1.11590
URI: http://hdl.handle.net/1843/44759
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/rad/article/view/rad.v18i1.11590/19430
metadata.dc.relation.ispartof: Administração em diálogo
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Por Que (Não) Ler os Clássicos.pdf5.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.