Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44759
Type: Artigo de Periódico
Title: Por que (não) ler os clássicos? uma crítica ao mainstream dos estudos em estratégia e finanças
Other Titles: Why (not) to read the classics? A critical to the mainstream of studies on strategy and finance
Authors: Evandro Rodrigues de Faria
Marco Aurélio de Souza Mendes
Márcio Augusto Gonçalves
Abstract: Este ensaio tem por objetivo apresentar uma crítica à visão funcionalista no ensino em finanças e estratégia. Os principais pressupostos da Moderna Teoria em Finanças e das Escolas de Estratégia baseada em Modelos Preditivos são apresentados, discutidos e criticados. Apresentamos aqui um contraponto a esta visão linear do ensino através de uma análise crítica ao mainstreamde finanças e estratégia. Advogamos a necessidade de uma pluralidade pedagógica, onde fossem ensinadas as várias correntes, com o objetivo de formar acadêmicos e profissionais com maior espírito crítico e mais preparados para responderem aos desafios complexos que se colocam no campo das finanças e estratégias nas organizações. Finalmente, destacamos que os clássicos devem ser lidos, mas não de forma clássica e sim a partir de uma visão crítica.
Abstract: This essay aims to present a critique of the functionalist view on education in finance and strategy. The main assumptions of the Modern Theory of Finance and Scholl of Strategy Based on Predictive Models are presented, discussed and criticized. Here are a counterpoint to this linear view of teaching through a critical analysis of the mainstream in finance and strategy. We advocate the need for a plurality pedagogical, where they were taught the various chains, with the goal of training students and professionals more critical and more prepared to respond to the complex challenges that arise in the field of finance and strategyin organizations. Finally, we emphasize that the classics should be read, but from a critical view.
Subject: Administração financeira
Administração de empresas
Planejamento estratégico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/%2010.20946/rad.v18i1.11590
URI: http://hdl.handle.net/1843/44759
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/rad/article/view/rad.v18i1.11590/19430
metadata.dc.relation.ispartof: Administração em diálogo
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Por Que (Não) Ler os Clássicos.pdf5.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.