Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44957
Type: Monografia (especialização)
Title: Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para paciente candidato ao transplante de fígado
Authors: Fernanda Botelho da Silva
First Advisor: Selme Silqueira de Matos
First Referee: Selme Silqueira Matos
Second Referee: Daclé Vilma Carvalho
Third Referee: Aidê Ferreira Ferraz
Abstract: SILVA, Fernanda Botelho da. Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para o paciente candidato ao transplante de fígado. Monografia. 38 f. 2012. A atividade educativa do enfermeiro com o cliente/paciente é considerada antiga e teve origem na Enfermagem Moderna, com Florence Nightingale, no século XIX. Com as transformações socioculturais ocorridas nas últimas décadas, a atividade educativa do enfermeiro tem sido destacada como fundamental para a promoção e manutenção da saúde. Na situação de doença, ela é estratégica para a obtenção da participação do cliente/ paciente no tratamento e reabilitação do paciente em especial aqueles na fila de transplantes . Este estudo teve objetivo de buscar e avaliar evidências disponíveis na literatura quanto ao conhecimento produzido sobre as ações educativas de enfermagem para o paciente, adulto, candidato ao transplante hepático. Utilizou-se a revisão integrativa como método de pesquisa. As bases de dados Lilacs e Medline foram utilizadas para a busca dos estudos, cuja amostra foi de três artigos. Os resultados evidenciaram publicações sobre cuidados de enfermagem no pré-transplante hepático, como o ensino aos pacientes e familiares, a importância do profissional de enfermagem no grupo de transplante e as dificuldades encontradas esse profissional.
Abstract: ABSTRACT SILVA, Fernanda Botelho da. Caracterização da produção científica do enfermeiro sobre suas ações educativas para o paciente candidato ao transplante de fígado. Monografia. 38 p. 2012. The educational activities of the nurse with the client/patient is considered old and originated in Modern Nursing, with Florence Nightingale in the nineteenth century. With the socio-cultural transformations that have occurred in recent decades, nursing education activity has been highlighted as crucial for the promotion and maintenance of health. In the situation of disease, it is strategic to obtain the participation of the client / patient in the treatment and rehabilitation of patients especially those on the transplant waiting list. This study aimed to characterize the scientific literature on the nursing educational activities for the patient transplant liver transplantation. Used to integrative review as a research method. The databases Medline and Lilacs were used for the search of the studies, which sampled three articles. The results showed publications on nursing care in the pre liver transplantation, such as teaching to patients and families, the importance of professional nursing in the transplantation group and the difficulties encountered by that this professional education for the patient.
Subject: Transplante de Fígado
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Enfermagem
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44957
Issue Date: 9-Nov-2012
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Hospitalar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de Transplante.pdf122.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.