Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44978
Type: Artigo de Evento
Title: Discutindo o bullying no ensino fundamental
Authors: Emerson Antônio Junio Gonçalves
Ana Cristina Ribeiro Vaz
Mariana Karina da Silva Santos
Rafaela Borela Tropia Rabelo
Sophia Gomes de Ávila Luciano
Thays Santos Almeida
Abstract: Bullying, termo da língua inglesa que tem como significado “valentão” se refere a todas as formas de atitudes agressivas verbais ou físicas intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente. Tais atitudes podem ser exercidas por um ou mais indivíduos, causando dores e angústia a quem as sofrem. Nas escolas de Educação Básica até pouco tempo atrás, ele era visto como fatos isolados de “briguinhas” entre os colegas e normalmente as famílias e as instituições de ensino não tomavam nenhuma atitude a respeito. Atualmente no Brasil, uma grande parte das escolas não está tão alheia a esse fato, uma vez que elas não se reconhecem como um local apenas para trabalhar o ensino formal, mas também como uma instituição preocupada com a formação cidadã de seus educandos, de direitos e deveres (FILHO, 2004). Percebendo a importância de se trabalhar o tema Bullying no ambiente escolar um grupo de alunos participantes da disciplina Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/EBAP/UFMG) decidiu pesquisa- lo com o objetivo de sensibilizar os colegas, docentes e servidores técnicos da referida instituição de ensino sobre a importância do tema. Para alcançar tais objetivos os estudantes realizaram uma pesquisa bibliográfica em sites e revistas e elaborou e aplicou um questionário com questões fechadas sobre o Bullying no Brasil e no mundo, a uma mostra de 38 indivíduos com idades entre 10 e 50 anos. Com os resultados tabulados gráficos foram produzidos. Percebeu-se dentre os resultados obtidos que os indivíduos do sexo masculinos sofrem mais Bullying, que indivíduos agredidos se tornam geralmente agressores, que o Bullying geralmente é realizado em grupo e que a grande maioria dos entrevistados se comportou em episódios de Bullying como plateia. Diante do resultado o grupo destaca a importância de se trabalhar o tema no ambiente escolar, seja entre os jovens ou em debates em sala de aula mediados pelo professor.
Subject: Educação
Assédio nas escolas
Ensino fundamental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44978
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view
metadata.dc.relation.ispartof: Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Discutindo o bullying no ensino fundamental.pdf610 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.