Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/45022
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino de português como língua estrangeira mediado pelo ambiente virtual de aprendizagem avançar e por outros recursos tecnológicos
Autor(es): Débora Racy Soares
primer Tutor: Carla Viana Coscarelli
Resumen: A área de Português Língua Estrangeira/Adicional (doravante PLE/PLA) foi uma das contempladas pelo MEC (Ministério da Educação) no lançamento do programa brasileiro “Idiomas sem Fronteiras”, em 17 de novembro de 2014. Em consonância com a estratégica e crescente internacionalização acadêmica das IES (Instituições de Ensino Superior) no Brasil, o programa Português sem Fronteiras (PsF) pretende ampliar e dar continuidade à proposta inicial do Ciência sem Fronteiras. O PsF, especificamente, segue três diretrizes, a saber: (1) oferta de cursos presenciais de PLE/PLA nas IES; (2) oferta de cursos PLE/PLA totalmente e/ou parcialmente online, em ambientes virtuais; (3) desenvolvimento de um sistema avaliativo que esteja articulado ao exame CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) (IDIOMAS SEM FRONTEIRAS, 2014, s/p). A criação e implantação de cursos presenciais de PLE/PLA na Universidade Federal de Lavras (UFLA, http://www.ufla.br/) é relativamente recente: iniciou-se no segundo semestre de 2014. Atualmente, embora os cursos já estejam consolidados como disciplinas de pós-graduação (60 horas, 04 créditos), ainda há muito trabalho a ser feito no que tange, sobretudo, à oferta de cursos de PLE totalmente a distância. No entanto, a oferta de cursos parcialmente online, em ambiente virtual, é uma realidade na UFLA desde a implantação das disciplinas. Pelo regimento interno da universidade, até 20% da carga horária da disciplina, ou seja, 12 horas, podem ser ministradas em ambiente virtual, em consonância com a segunda diretriz do MEC, para a área.
Asunto: Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45022
Fecha del documento: 21-jul-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Débora - ELMC UFMG Revisto.pdf3.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.