Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45022
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carla Viana Coscarelli | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8886697697917438 | pt_BR |
dc.creator | Débora Racy Soares | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7804377820138754 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T21:31:10Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T21:31:10Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45022 | - |
dc.description.resumo | A área de Português Língua Estrangeira/Adicional (doravante PLE/PLA) foi uma das contempladas pelo MEC (Ministério da Educação) no lançamento do programa brasileiro “Idiomas sem Fronteiras”, em 17 de novembro de 2014. Em consonância com a estratégica e crescente internacionalização acadêmica das IES (Instituições de Ensino Superior) no Brasil, o programa Português sem Fronteiras (PsF) pretende ampliar e dar continuidade à proposta inicial do Ciência sem Fronteiras. O PsF, especificamente, segue três diretrizes, a saber: (1) oferta de cursos presenciais de PLE/PLA nas IES; (2) oferta de cursos PLE/PLA totalmente e/ou parcialmente online, em ambientes virtuais; (3) desenvolvimento de um sistema avaliativo que esteja articulado ao exame CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) (IDIOMAS SEM FRONTEIRAS, 2014, s/p). A criação e implantação de cursos presenciais de PLE/PLA na Universidade Federal de Lavras (UFLA, http://www.ufla.br/) é relativamente recente: iniciou-se no segundo semestre de 2014. Atualmente, embora os cursos já estejam consolidados como disciplinas de pós-graduação (60 horas, 04 créditos), ainda há muito trabalho a ser feito no que tange, sobretudo, à oferta de cursos de PLE totalmente a distância. No entanto, a oferta de cursos parcialmente online, em ambiente virtual, é uma realidade na UFLA desde a implantação das disciplinas. Pelo regimento interno da universidade, até 20% da carga horária da disciplina, ou seja, 12 horas, podem ser ministradas em ambiente virtual, em consonância com a segunda diretriz do MEC, para a área. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Português língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino de português como língua estrangeira mediado pelo ambiente virtual de aprendizagem avançar e por outros recursos tecnológicos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Débora - ELMC UFMG Revisto.pdf | 3.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.