Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/45022
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ensino de português como língua estrangeira mediado pelo ambiente virtual de aprendizagem avançar e por outros recursos tecnológicos |
Autor(es): | Débora Racy Soares |
Primeiro Orientador: | Carla Viana Coscarelli |
Resumo: | A área de Português Língua Estrangeira/Adicional (doravante PLE/PLA) foi uma das contempladas pelo MEC (Ministério da Educação) no lançamento do programa brasileiro “Idiomas sem Fronteiras”, em 17 de novembro de 2014. Em consonância com a estratégica e crescente internacionalização acadêmica das IES (Instituições de Ensino Superior) no Brasil, o programa Português sem Fronteiras (PsF) pretende ampliar e dar continuidade à proposta inicial do Ciência sem Fronteiras. O PsF, especificamente, segue três diretrizes, a saber: (1) oferta de cursos presenciais de PLE/PLA nas IES; (2) oferta de cursos PLE/PLA totalmente e/ou parcialmente online, em ambientes virtuais; (3) desenvolvimento de um sistema avaliativo que esteja articulado ao exame CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) (IDIOMAS SEM FRONTEIRAS, 2014, s/p). A criação e implantação de cursos presenciais de PLE/PLA na Universidade Federal de Lavras (UFLA, http://www.ufla.br/) é relativamente recente: iniciou-se no segundo semestre de 2014. Atualmente, embora os cursos já estejam consolidados como disciplinas de pós-graduação (60 horas, 04 créditos), ainda há muito trabalho a ser feito no que tange, sobretudo, à oferta de cursos de PLE totalmente a distância. No entanto, a oferta de cursos parcialmente online, em ambiente virtual, é uma realidade na UFLA desde a implantação das disciplinas. Pelo regimento interno da universidade, até 20% da carga horária da disciplina, ou seja, 12 horas, podem ser ministradas em ambiente virtual, em consonância com a segunda diretriz do MEC, para a área. |
Assunto: | Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45022 |
Data do documento: | 21-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Débora - ELMC UFMG Revisto.pdf | 3.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.