Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45396
Type: Tese
Title: Ficções do despojo: memória e performance em A república dos sonhos de Nélida Piñon e La escribana del viento de Ana Teresa Torres
Authors: Jesús Oneiver Arellano Pérez
First Advisor: Haydée Ribeiro Coelho
First Referee: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Second Referee: Marcos Antonio Alexandre
Third Referee: Olga Valeska Soares Coelho
metadata.dc.contributor.referee4: Silvia Ines Carcamo de Arcuri
Abstract: Esta tese se fundamenta no vínculo entre memória e imagem, estabelecido nos romances de Nélida Piñon e Ana Teresa Torres. Os objetivos traçados incluem analisar e descrever as formas de textualização da memória, evidenciar suas implicações políticas e estéticas e identificar os elementos performáticos que configuram as imagens na produção narrativa de Piñon e Torres. A memória como lixo e ruína, proposta por Assmann e Benjamin, respectivamente, servem de método para rastrear as formas memorialísticas denominadas como gestuais: o sorriso e as epígrafes. Essas formas gestuais justificam a pesquisa, enquanto possibilitam o diálogo entre as escritoras para reconhecer, nos textos, identidades condicionadas pelo despojo. A textualização desse despojo revela uma modalidade ardilosa, que será descrita como gambiarra narrativa, cujo avesso é uma estética da dissimulação. Ambas, tanto a gambiarra quanto a dissimulação, configuram as “ficções do despojo”, caracterizadas pela ausência e pelo político. Os estudos da performance, desenvolvidos por Taylor e Ravetti, permitem evidenciar como essa ausência leva os romances para modalidades de experiência próximas ao sensorial. Nesse sentido, as escritas de si devem tornar-se escuta do outro. A ênfase no espaço e a insistência no cênico “teatralizam” os textos, destacando a “escuta” da narração como espetáculo, enquanto os textos estão delimitados pela cena de escrita e de escuta. A insistência no espaço permite descrever os romances como uma superposição de “dioramas narrativos”. Finalmente, guiados pelo pensamento de Didi-Huberman, destacamos que as estratégias memorialísticas se comportam anacrônica e dialeticamente como “imagens sobreviventes”, elevando o caráter político destes romances. No caso de Piñon, revelando imagens racistas articuladas com a escravidão; no caso de Torres, mostrando espaços de tortura. A partir da comparação destas duas autoras, podemos concluir que a memória contemporânea está condicionada por uma pulsão visualizante, que inclui “outras” modalidades e experiências do sentir
Abstract: This thesis is based on the link between memory and image established in the novels of Nélida Piñon and Ana Teresa Torres. The objectives outlined include analyzing and describing the forms of textualization of memory, highlighting its political and aesthetic implications and identifying the performative elements that configure the images in the narrative production of Piñon and Torres. The memory as waste and ruin proposed by Assmann and Benjamin, serve as a method to trace the memorial forms known as gestural: the smile and the epigraphs. These gestural forms justify the investigation while they they allow dialogue between the authors to recognize in the text identities conditioned by dispossession. The textualization of this dispossession reveals an ingenious modality that is described as a narrative gambiarra whose reverse is an aesthetic of dissimulation. Both the gambiarra and dissimulation configure the “fictions of dispossession” characterized by absence and politics. The performance studies developed by Taylor and Ravetti show how absence leads novels towards modalities of experience close to the sensory. In this sense, the writings of the self become listening to the other. The emphasis on space and the insistence on the scenic “theatricalize” the texts, emphasizing the listening of the narration as a spectacle, whereas the texts are delimited by the scene of writing and the scene of listening. The insistence on space allows the novels to be described as a superposition of “narrative dioramas”. Finally, guided by the thought of Didi-Huberman, we highlight the memorial strategies that behave anachronistically and dialectically to show the “surviving images” elevating the political trait of these novels. In the case of Piñon revealing racist images articulated with slavery, in the case of Torres showing spaces of torture. From the comparison between these two authors, we can conclude that contemporary memory is conditioned by a visualizing drive that includes other modalities and experiences of feeling
Subject: Piñon, Nélida, 1938- – República dos sonhos – Crítica e interpretação
Torres, Ana Teresa, 1945- – Escribana del viento – Crítica e interpretação
Literatura comparada – Brasileira e venezuelana
Literatura comparada – Venezuelana e brasileira
Memória na literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45396
Issue Date: 3-Jun-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficções do despojo Arellano. Jesus Oneiver Arellano Perez.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.