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http://hdl.handle.net/1843/45552
Tipo: | Dissertação |
Título: | Efeito de lugar e desempenho escolar : uma análise para as escolas públicas municipais e estaduais de ensino fundamental da cidade de Belo Horizonte |
Autor(es): | Isis Maris Lovato |
Primeiro Orientador: | Marden Barbosa de Campos |
Primeiro Coorientador: | Valéria Cristina de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | http://lattes.cnpq.br/0194919460905610 |
Primeiro membro da banca : | José Francisco Sores |
Segundo membro da banca: | Jorge Alexandre Barbosa Neves |
Terceiro membro da banca: | Flavia Pereira Xavier |
Resumo: | Esta pesquisa aborda o tema da segregação socioespacial e suas possíveis implicações na educação dos estudantes de escolas públicas. O objetivo é investigar se há associação entre a estrutura espacial do entorno escolar e o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental, das redes municipal e estadual de Belo Horizonte. Os resultados foram estimados a partir de dados extraídos da Prova Brasil/Saeb 2017, dos indicadores oficiais do MEC/Inep e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). A metodologia corresponde a um desenho de pesquisa quantitativa que contou com duas fases de análise. A primeira fase corresponde à análise descritiva, baseada na consolidação e análise das variáveis e indicadores utilizados para medir: o desempenho acadêmico, as características sociodemográficas dos estudantes, o nível socioeconômico individual e da escola, o atraso escolar, a qualidade de infraestrutura da escola, as características gerenciais dos estabelecimentos de ensino e a oferta de equipamentos e serviços públicos no seu entorno. A segunda fase, de caráter inferencial, corresponde ao ajuste dos modelos de regressão multinível, que tiveram por objetivo verificar a existência de associação entre os resultados escolares e a disponibilidade de serviços públicos à comunidade escolar. Os modelos de regressão multinível ajustados sugerem que, se existe essa associação: (i) parece ser espúria, o que indica a possibilidade de que outra(s) variável(is) estejam atuando para gerar tanto o fator causa (acesso precário a equipamentos e serviços públicos), quanto seu efeito (baixo desempenho escolar dos estudantes); (ii) pode apresentar sentidos de relação inversos para equipamentos e serviços que diferem entre si, em termos de sua abrangência e perfil de clientela. Todavia, neste último caso os possíveis efeitos se perdem com a inclusão de variáveis explicativas mais consistentes para caracterizar as escolas, especialmente o indicador de nível socioeconômico dessas unidades. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45552 |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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