Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45552
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marden Barbosa de Campos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5246022943300066 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Valéria Cristina de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | http://lattes.cnpq.br/0194919460905610 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José Francisco Sores | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jorge Alexandre Barbosa Neves | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Flavia Pereira Xavier | pt_BR |
dc.creator | Isis Maris Lovato | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8892221012436178 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T13:51:14Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T13:51:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45552 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda o tema da segregação socioespacial e suas possíveis implicações na educação dos estudantes de escolas públicas. O objetivo é investigar se há associação entre a estrutura espacial do entorno escolar e o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental, das redes municipal e estadual de Belo Horizonte. Os resultados foram estimados a partir de dados extraídos da Prova Brasil/Saeb 2017, dos indicadores oficiais do MEC/Inep e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). A metodologia corresponde a um desenho de pesquisa quantitativa que contou com duas fases de análise. A primeira fase corresponde à análise descritiva, baseada na consolidação e análise das variáveis e indicadores utilizados para medir: o desempenho acadêmico, as características sociodemográficas dos estudantes, o nível socioeconômico individual e da escola, o atraso escolar, a qualidade de infraestrutura da escola, as características gerenciais dos estabelecimentos de ensino e a oferta de equipamentos e serviços públicos no seu entorno. A segunda fase, de caráter inferencial, corresponde ao ajuste dos modelos de regressão multinível, que tiveram por objetivo verificar a existência de associação entre os resultados escolares e a disponibilidade de serviços públicos à comunidade escolar. Os modelos de regressão multinível ajustados sugerem que, se existe essa associação: (i) parece ser espúria, o que indica a possibilidade de que outra(s) variável(is) estejam atuando para gerar tanto o fator causa (acesso precário a equipamentos e serviços públicos), quanto seu efeito (baixo desempenho escolar dos estudantes); (ii) pode apresentar sentidos de relação inversos para equipamentos e serviços que diferem entre si, em termos de sua abrangência e perfil de clientela. Todavia, neste último caso os possíveis efeitos se perdem com a inclusão de variáveis explicativas mais consistentes para caracterizar as escolas, especialmente o indicador de nível socioeconômico dessas unidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Efeito de lugar | pt_BR |
dc.subject | Segregação socioespacial | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.title | Efeito de lugar e desempenho escolar : uma análise para as escolas públicas municipais e estaduais de ensino fundamental da cidade de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9156-7357 | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO ISIS M LOVATO.pdf | 2.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License