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Tipo: Dissertação
Título: A governança colaborativa na implementação da política nacional de educação ambiental pelo IBAMA: o caso do projeto de educação ambiental na gestão dos espaços e bens ambientais no estado do Ceará
Autor(es): Rodrigo André Gomes Cordeiro
primer Tutor: Ivan Beck Ckagnazaroff
primer miembro del tribunal : Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
Segundo miembro del tribunal: Nayara Silva de Noronha
Resumen: A Política Pública de Educação Ambiental (PNEA), embasada nos princípios da abordagem crítica de Educação Ambiental – EA, propõe a inclusão dos atores sociais interessados nos projetos, programas e políticas locais de EA. Assim, a complexificação dos elementos envolvidos na condução da política pública e os pressupostos participativos inscritos na PNEA sugerem a necessidade de uma forma de gestão colaborativa das ações de EA. Entre as perspectivas teóricas adotou-se o ciclo de políticas públicas; a implementação bottom up; e a governança colaborativa, como modelo de gestão pública, com o intuito de alcançar o objetivo geral desta pesquisa, que consiste em analisar a governança colaborativa na formulação; implementação; e monitoramento e avaliação de um Projeto de Educação Ambiental pelo IBAMA. Para atender a tal objetivo elaborou-se um modelo analítico de governança colaborativa, adaptado a partir do trabalho de Pessoa (2017). Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e utilizou-se a Análise de Conteúdo qualitativa proposta por Krippendorff (2004) na análise das ações realizadas no âmbito do Projeto de Educação Ambiental na Gestão dos Espaços e Bens Ambientais no contexto socioambiental da pesca artesanal no litoral cearense. Conclui-se que o projeto conseguiu incluir as partes interessadas nos processos de gestão compartilhada da pesca artesanal; auxiliar em sua capacitação para a intervenção nas políticas públicas de pesca locais; contribuir para os processos de organização comunitária; e construir coletivamente espaços colaborativos para articulação entre as partes interessadas.
Asunto: Políticas públicas
Educação ambiental
Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/45566
Fecha del documento: 30-jun-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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