Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45566
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dc.contributor.advisor1Ivan Beck Ckagnazaroffpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536172803067886pt_BR
dc.contributor.referee1Armindo dos Santos de Sousa Teodósiopt_BR
dc.contributor.referee2Nayara Silva de Noronhapt_BR
dc.creatorRodrigo André Gomes Cordeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9571623131388043pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-26T19:03:44Z-
dc.date.available2022-09-26T19:03:44Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45566-
dc.description.resumoA Política Pública de Educação Ambiental (PNEA), embasada nos princípios da abordagem crítica de Educação Ambiental – EA, propõe a inclusão dos atores sociais interessados nos projetos, programas e políticas locais de EA. Assim, a complexificação dos elementos envolvidos na condução da política pública e os pressupostos participativos inscritos na PNEA sugerem a necessidade de uma forma de gestão colaborativa das ações de EA. Entre as perspectivas teóricas adotou-se o ciclo de políticas públicas; a implementação bottom up; e a governança colaborativa, como modelo de gestão pública, com o intuito de alcançar o objetivo geral desta pesquisa, que consiste em analisar a governança colaborativa na formulação; implementação; e monitoramento e avaliação de um Projeto de Educação Ambiental pelo IBAMA. Para atender a tal objetivo elaborou-se um modelo analítico de governança colaborativa, adaptado a partir do trabalho de Pessoa (2017). Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e utilizou-se a Análise de Conteúdo qualitativa proposta por Krippendorff (2004) na análise das ações realizadas no âmbito do Projeto de Educação Ambiental na Gestão dos Espaços e Bens Ambientais no contexto socioambiental da pesca artesanal no litoral cearense. Conclui-se que o projeto conseguiu incluir as partes interessadas nos processos de gestão compartilhada da pesca artesanal; auxiliar em sua capacitação para a intervenção nas políticas públicas de pesca locais; contribuir para os processos de organização comunitária; e construir coletivamente espaços colaborativos para articulação entre as partes interessadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPesca artesanalpt_BR
dc.subjectPesca artesanalpt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleA governança colaborativa na implementação da política nacional de educação ambiental pelo IBAMA: o caso do projeto de educação ambiental na gestão dos espaços e bens ambientais no estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9846-5580pt_BR
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