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http://hdl.handle.net/1843/45566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ivan Beck Ckagnazaroff | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6536172803067886 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Armindo dos Santos de Sousa Teodósio | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nayara Silva de Noronha | pt_BR |
dc.creator | Rodrigo André Gomes Cordeiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9571623131388043 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T19:03:44Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T19:03:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/45566 | - |
dc.description.resumo | A Política Pública de Educação Ambiental (PNEA), embasada nos princípios da abordagem crítica de Educação Ambiental – EA, propõe a inclusão dos atores sociais interessados nos projetos, programas e políticas locais de EA. Assim, a complexificação dos elementos envolvidos na condução da política pública e os pressupostos participativos inscritos na PNEA sugerem a necessidade de uma forma de gestão colaborativa das ações de EA. Entre as perspectivas teóricas adotou-se o ciclo de políticas públicas; a implementação bottom up; e a governança colaborativa, como modelo de gestão pública, com o intuito de alcançar o objetivo geral desta pesquisa, que consiste em analisar a governança colaborativa na formulação; implementação; e monitoramento e avaliação de um Projeto de Educação Ambiental pelo IBAMA. Para atender a tal objetivo elaborou-se um modelo analítico de governança colaborativa, adaptado a partir do trabalho de Pessoa (2017). Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e utilizou-se a Análise de Conteúdo qualitativa proposta por Krippendorff (2004) na análise das ações realizadas no âmbito do Projeto de Educação Ambiental na Gestão dos Espaços e Bens Ambientais no contexto socioambiental da pesca artesanal no litoral cearense. Conclui-se que o projeto conseguiu incluir as partes interessadas nos processos de gestão compartilhada da pesca artesanal; auxiliar em sua capacitação para a intervenção nas políticas públicas de pesca locais; contribuir para os processos de organização comunitária; e construir coletivamente espaços colaborativos para articulação entre as partes interessadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Pesca artesanal | pt_BR |
dc.subject | Pesca artesanal | pt_BR |
dc.subject.other | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.title | A governança colaborativa na implementação da política nacional de educação ambiental pelo IBAMA: o caso do projeto de educação ambiental na gestão dos espaços e bens ambientais no estado do Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9846-5580 | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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