Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/45663
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A avaliação do egresso da Etsus Assis : dispositivo de fortalecimento institucional |
Autor(es): | Iorrani Bispo Dos Santos |
primer Tutor: | Gilberto Simeone Henriques |
primer miembro del tribunal : | Alda Martins Gonçalves |
Resumen: | A avaliação do egresso constitui uma das principais ferramentas para a reorganização das práticas educativas e para a ressignificação do fazer escola, contribuindo diretamente para a avaliação constante do Projeto Político Pedagógico. Este trabalho tem como objetivo geral, analisar o processo de ensino-aprendizagem da ETSUS Assis, com vista a dar suporte para uma ressignificação das práticas educativas desenvolvidas, visando o aperfeiçoamento do percurso da referida Instituição, diante disso, escolheu-se os egressos do Curso de Especialização Profissional de Nível Técnico de Enfermagem em Urgência e Emergência da Escola Técnica do SUS - ETSUS. Trata-se de um estudo exploratório de caráter descritivo, que foi desenvolvido utilizando-se um questionário com perguntas fechadas aos egressos formados nos anos, 2011, 2012 e 2013. Conclui-se que, o curso possibilitou aos egressos compreender a assistência de enfermagem prestada em situações de urgência e emergência, com uma nova visão, uma forma mais humanizada e dinâmica, fornecendo novas ferramentas teóricas e práticas fundamentadas em princípios científicos e também aspectos subjetivos que influenciam a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população. |
Abstract: | The evaluation of graduates is one of the main tools for reorganization of educational practices and to make reframing the school, directly contributing to the ongoing assessment of the Educational Policy Project. This paper aims to describe, analyze the process of teaching-learning ETSUS Assis, in order to give support to a redefinition of the developed educational practices aimed at improving the route of said institution, before that, picked up the egressed Professional Specialisation Technical Level Nursing Emergency Department of the Technical School of SUS - ETSUS. This is an exploratory descriptive study, which was developed using a questionnaire with close to grads coming years in question, 2011, 2012 and 2013. It concludes that the course enabled graduates to understand the nursing care provided in situations of emergency care, with a new vision, a more humanized and dynamically providing new theoretical tools based on scientific principles and practices as well as subjective aspects that influence the quality improvement of health care for the population. |
Asunto: | Educação em Enfermagem Cuidados de enfermagem Ensino Aprendizagem Dissertação Acadêmica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45663 |
Fecha del documento: | 30-abr-2014 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD) |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC IORRANI BISPO DOS SANTOS.pdf | 617.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.