Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gilberto Simeone Henriquespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0154050337153412pt_BR
dc.contributor.referee1Alda Martins Gonçalvespt_BR
dc.creatorIorrani Bispo Dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9523857242828867pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T13:44:16Z-
dc.date.available2022-09-28T13:44:16Z-
dc.date.issued2014-04-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45663-
dc.description.abstractThe evaluation of graduates is one of the main tools for reorganization of educational practices and to make reframing the school, directly contributing to the ongoing assessment of the Educational Policy Project. This paper aims to describe, analyze the process of teaching-learning ETSUS Assis, in order to give support to a redefinition of the developed educational practices aimed at improving the route of said institution, before that, picked up the egressed Professional Specialisation Technical Level Nursing Emergency Department of the Technical School of SUS - ETSUS. This is an exploratory descriptive study, which was developed using a questionnaire with close to grads coming years in question, 2011, 2012 and 2013. It concludes that the course enabled graduates to understand the nursing care provided in situations of emergency care, with a new vision, a more humanized and dynamically providing new theoretical tools based on scientific principles and practices as well as subjective aspects that influence the quality improvement of health care for the population.pt_BR
dc.description.resumoA avaliação do egresso constitui uma das principais ferramentas para a reorganização das práticas educativas e para a ressignificação do fazer escola, contribuindo diretamente para a avaliação constante do Projeto Político Pedagógico. Este trabalho tem como objetivo geral, analisar o processo de ensino-aprendizagem da ETSUS Assis, com vista a dar suporte para uma ressignificação das práticas educativas desenvolvidas, visando o aperfeiçoamento do percurso da referida Instituição, diante disso, escolheu-se os egressos do Curso de Especialização Profissional de Nível Técnico de Enfermagem em Urgência e Emergência da Escola Técnica do SUS - ETSUS. Trata-se de um estudo exploratório de caráter descritivo, que foi desenvolvido utilizando-se um questionário com perguntas fechadas aos egressos formados nos anos, 2011, 2012 e 2013. Conclui-se que, o curso possibilitou aos egressos compreender a assistência de enfermagem prestada em situações de urgência e emergência, com uma nova visão, uma forma mais humanizada e dinâmica, fornecendo novas ferramentas teóricas e práticas fundamentadas em princípios científicos e também aspectos subjetivos que influenciam a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonhapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEgressopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProcesso pedagógicopt_BR
dc.subjectAssistênciapt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.subject.otherCuidados de enfermagempt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleA avaliação do egresso da Etsus Assis : dispositivo de fortalecimento institucionalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC IORRANI BISPO DOS SANTOS.pdf617.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.