Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45748
Type: Dissertação
Title: A ecologia de paisagem como instrumento de investigação em aulas de biologia
Authors: Grasiela Pereira Máximo dos Santos
First Advisor: Paulina Maria Maia Barbosa
First Referee: Daniel Marchetti Maroneze
Second Referee: Eneida Maria Eskinazi Sant'Anna
Third Referee: Denise Maria Trombert de Oliveira
Abstract: Este trabalho explorou aspectos da paisagem que cerca os estudantes, considerando as mudanças e impactos no mosaico da paisagem local, inter-relacionando causa, consequências e possíveis ações mitigadoras. Os estudantes trabalharam com conceitos básicos da Ecologia de Paisagem, ou seja, visualizaram a paisagem por imagens de satélites (capturadas através do Google Earth) em dois períodos de tempo (ano 2000 e 2020) e identificaram alguns elementos do mosaico como: mancha, matriz e corredor ecológico. Utilizaram o programa Paint para edição das imagens capturadas por satélites e visitaram virtualmente espaços do ambiente onde vivem, para análise mais detalhada da paisagem. Para dialogar as investigações dos grupos, foi realizada uma roda de conversa que discutiu os efeitos e consequências das modificações da paisagem ao longo do tempo, na busca de alternativas mitigadoras para a manutenção do equilíbrio ecológico. Como resultado deste trabalho foi elaborada uma sequência didática detalhada para o professor e produzidas cartilhas digitais confeccionadas pelos estudantes, utilizando o software Flipsnack, visando a divulgação para toda comunidade escolar. O trabalho potencializou a construção de hipóteses e argumentos que levaram os discentes a pesquisar, analisar, construir conceitos e conclusões, estimulando protagonistas da aprendizagem. Eles foram capazes de entender que as alterações nas paisagens tendem a levar ao desequilíbrio do ecossistema. O uso de ferramentas digitais aguçou o interesse dos estudantes, assim como o trabalho em grupo fortaleceu a interação entre os pares, a divisão de tarefas e a solidariedade no aprender.
Abstract: This work explored aspects of the landscape that surrounds the students, considering the changes and impacts on the mosaic of the local landscape, interrelating causes, consequences and possible mitigating actions. The students worked with basic concepts of Landscape Ecology, that is, they visualized the landscape through satellite images (captured through Google Earth) in two periods of time (year 2000 and 2020) and identified some elements of the mosaic such as: stain, matrix and ecological corridor. They used the Paint program to edit the images captured by satellites and virtually visited spaces in the environment where they live, for a more detailed analysis of the landscape. To dialogue the investigations of the groups, a conversation circle was held that discussed the effects and consequences of the changes in the landscape over time, in the search for mitigating alternatives for the maintenance of the ecological balance. As a result of this work, a detailed didactic sequence was prepared for the teacher and digital booklets made by students were produced, using the Flipsnack software, aiming at dissemination to the entire school community. The work potentiated the construction of hypotheses and arguments that led the students to research, analyze, build concepts and conclusions, stimulating learning protagonists. They were able to understand that changes in landscapes tend to lead to ecosystem imbalance. The use of digital tools sharpened the interest of students, as well as group work strengthened interaction between peers, division of tasks and solidarity in learning.
Subject: Ensino - Biologia
Impacto ambiental
Paisagem
Pesquisa científica
Plano de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/45748
Issue Date: 19-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM - homologação.pdf16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.