Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/45825
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | As experiências de leitura da Enriqueta: um convite para a leitura literária através das histórias em quadrinhos |
Authors: | Adriana Nunes da Costa |
First Advisor: | Marcelo Chiaretto |
First Referee: | Allana Mátar de Figueiredo |
Second Referee: | Marcelo Pereira Machado |
Abstract: | O objetivo desse trabalho é propor atividades através de oficinas que convidem os alunos para o exercício da leitura literária. Explorar o rico universo das histórias em quadrinhos é um caminho interessante para o processo de formação de leitores. A literatura é um direito humano, pois é através dela que exercitamos a imaginação. Nesse sentido, ao promover a leitura de quadrinhos em sala de aula, além de fomentarmos a leitura literária, estamos garantindo aos alunos o direito a ter acesso a textos que conectam, que desafiam e que transformam. Para mediar esse encontro, entre os alunos e a literatura, escolhemos as tiras da Enriqueta, uma personagem dos quadrinhos do argentino Liniers, que é apaixonada pela leitura, especialmente a leitura literária. Enriqueta lê, faz reflexões e levanta questões interessantes sobre elementos que fazem parte do universo da leitura como o objeto livro, a figura do mediador, os autores, as histórias e a imaginação. Além disso, ela expressa sentimentos e emoções que as experiências de leitura despertam. Enriqueta representa um modelo de leitora instigante, exatamente por romper padrões e estereótipos criados sobre o conceito de leitor ideal. |
Abstract: | El objetivo de este trabajo es proponer actividades a través de talleres que inviten a los estudiantes a practicar la lectura literaria. Explorar el rico universo de las historietas es un camino interesante para el proceso de formación del lector. La literatura es un derecho humano, porque es a través de ella que ejercitamos nuestra imaginación. En este sentido, al promover la lectura de historietas en el aula, además de incentivar la lectura literaria, estamos garantizando a los estudiantes el derecho a acceder a textos que conectan, que desafían y que transforman. Para mediar este encuentro, entre los estudiantes y la literatura, elegimos las tiras de Enriqueta, un personaje de las historietas del argentino Liniers, enamorada por la lectura, especialmente la lectura literaria. Enriqueta lee, reflexiona y plantea cuestiones interesantes sobre elementos que forman parte del universo de la lectura, como el objeto libro, la figura del mediador, los autores, las historias y la imaginación. Además, expresa sentimientos y emociones que las experiencias de lectura despiertan. Enriqueta representa un modelo de lector que invita a la reflexión, precisamente porque rompe patrones y estereotipos creados sobre el concepto del lector ideal. |
Subject: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45825 |
Issue Date: | 14-Jul-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Adriana Nunes_Leitura_Enriqueta.pdf | 7.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License