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http://hdl.handle.net/1843/45956
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre escolhas e escolas: quando a classe média decide ir para a escola pública |
Autor(es): | Luiza Mascarello |
primer Tutor: | Maria Amália de Almeida Cunha |
primer Co-tutor: | Priscila de Oliveira Coutinho |
primer miembro del tribunal : | Maria Alice de Lima Gomes Nogueira |
Segundo miembro del tribunal: | Marlice de Oliveira e Nogueira |
Resumen: | Este trabalho pretende compreender as estratégias escolares de famílias das classes médias, considerando-as integrantes de um sistema mais amplo de estratégias de reprodução social. Mais especificamente, tratamos de analisar a escolha do estabelecimento de ensino da rede pública para essas famílias que, por situarem-se nas classes médias, seriam, de acordo com a literatura, as mais propensas a investir maciçamente na escolarização da prole. Esse é um fenômeno relativamente pouco estudado pela Sociologia da Educação no Brasil. Para realizar a pesquisa de campo, baseada na metodologia qualitativa, foi empreendido um estudo de caso com cinco famílias de diferentes estratos das classes médias, residentes em Belo Horizonte e em cidades próximas, cujos filhos encontravam-se matriculados na rede pública de ensino nos anos de 2019, 2020 ou 2021. A análise dos casos permitiu compreender como se traçaram as estratégias e escolhas educativas familiares, qual o espaço de decisão de que efetivamente dispunham, quais as motivações pela escolha da rede pública e as expectativas e receios decorrentes da escolarização de seus filhos nessa rede de ensino. |
Abstract: | The aim of the present study is to understand the school strategies of middle-class families, considering them to be part of a broader system of social reproduction strategies. More specifically, the paper investigates the processes of school choice inside the public school system for these families which, according to the literature, would be the most likely to invest heavily in their children’s schooling. This is a phenomenon insufficiently studied by the Sociology of Education in Brazil. In order to conduct the field research, based on the qualitative methodology, a case study was carried out with five families from different strata of the middle classes, living in Belo Horizonte and in nearby cities, whose children were enrolled in the public school system in the years of 2019, 2020 or 2021. The analysis of the cases allowed us to understand how the family’s educational strategies and choices were drawn, what was the decision-making space they actually had, what were the motivations for choosing the public school, and the expectations and fears arising from the schooling of their children in this school system. |
Asunto: | Educação Sociologia educacional Classe media - Família - Escolha da escola Família e escola Escolas públicas - Escolha da escola |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45956 |
Fecha del documento: | 15-jul-2022 |
Término del Embargo: | 15-jul-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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