Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Amália de Almeida Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9453598248730847pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Priscila de Oliveira Coutinhopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Alice de Lima Gomes Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee2Marlice de Oliveira e Nogueirapt_BR
dc.creatorLuiza Mascarellopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323017015371014pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T13:37:47Z-
dc.date.available2022-10-05T13:37:47Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45956-
dc.description.abstractThe aim of the present study is to understand the school strategies of middle-class families, considering them to be part of a broader system of social reproduction strategies. More specifically, the paper investigates the processes of school choice inside the public school system for these families which, according to the literature, would be the most likely to invest heavily in their children’s schooling. This is a phenomenon insufficiently studied by the Sociology of Education in Brazil. In order to conduct the field research, based on the qualitative methodology, a case study was carried out with five families from different strata of the middle classes, living in Belo Horizonte and in nearby cities, whose children were enrolled in the public school system in the years of 2019, 2020 or 2021. The analysis of the cases allowed us to understand how the family’s educational strategies and choices were drawn, what was the decision-making space they actually had, what were the motivations for choosing the public school, and the expectations and fears arising from the schooling of their children in this school system.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende compreender as estratégias escolares de famílias das classes médias, considerando-as integrantes de um sistema mais amplo de estratégias de reprodução social. Mais especificamente, tratamos de analisar a escolha do estabelecimento de ensino da rede pública para essas famílias que, por situarem-se nas classes médias, seriam, de acordo com a literatura, as mais propensas a investir maciçamente na escolarização da prole. Esse é um fenômeno relativamente pouco estudado pela Sociologia da Educação no Brasil. Para realizar a pesquisa de campo, baseada na metodologia qualitativa, foi empreendido um estudo de caso com cinco famílias de diferentes estratos das classes médias, residentes em Belo Horizonte e em cidades próximas, cujos filhos encontravam-se matriculados na rede pública de ensino nos anos de 2019, 2020 ou 2021. A análise dos casos permitiu compreender como se traçaram as estratégias e escolhas educativas familiares, qual o espaço de decisão de que efetivamente dispunham, quais as motivações pela escolha da rede pública e as expectativas e receios decorrentes da escolarização de seus filhos nessa rede de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEstratégias de reprodução socialpt_BR
dc.subjectEstratégias escolares das classes médiaspt_BR
dc.subjectEscolha do estabelecimentopt_BR
dc.subjectEscolha da rede públicapt_BR
dc.subjectMercado escolarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherClasse media - Família - Escolha da escolapt_BR
dc.subject.otherFamília e escolapt_BR
dc.subject.otherEscolas públicas - Escolha da escolapt_BR
dc.titleEntre escolhas e escolas: quando a classe média decide ir para a escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2024-07-15-
dc.identifier.orcid0000-0003-3850-3095pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Luiza Mascarello PDFA.pdfDissertacao Luiza Mascarello formato PDFA1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.