Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/45956
Tipo: Dissertação
Título: Entre escolhas e escolas: quando a classe média decide ir para a escola pública
Autor(es): Luiza Mascarello
Primeiro Orientador: Maria Amália de Almeida Cunha
Primeiro Coorientador: Priscila de Oliveira Coutinho
Primeiro membro da banca : Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Segundo membro da banca: Marlice de Oliveira e Nogueira
Resumo: Este trabalho pretende compreender as estratégias escolares de famílias das classes médias, considerando-as integrantes de um sistema mais amplo de estratégias de reprodução social. Mais especificamente, tratamos de analisar a escolha do estabelecimento de ensino da rede pública para essas famílias que, por situarem-se nas classes médias, seriam, de acordo com a literatura, as mais propensas a investir maciçamente na escolarização da prole. Esse é um fenômeno relativamente pouco estudado pela Sociologia da Educação no Brasil. Para realizar a pesquisa de campo, baseada na metodologia qualitativa, foi empreendido um estudo de caso com cinco famílias de diferentes estratos das classes médias, residentes em Belo Horizonte e em cidades próximas, cujos filhos encontravam-se matriculados na rede pública de ensino nos anos de 2019, 2020 ou 2021. A análise dos casos permitiu compreender como se traçaram as estratégias e escolhas educativas familiares, qual o espaço de decisão de que efetivamente dispunham, quais as motivações pela escolha da rede pública e as expectativas e receios decorrentes da escolarização de seus filhos nessa rede de ensino.
Abstract: The aim of the present study is to understand the school strategies of middle-class families, considering them to be part of a broader system of social reproduction strategies. More specifically, the paper investigates the processes of school choice inside the public school system for these families which, according to the literature, would be the most likely to invest heavily in their children’s schooling. This is a phenomenon insufficiently studied by the Sociology of Education in Brazil. In order to conduct the field research, based on the qualitative methodology, a case study was carried out with five families from different strata of the middle classes, living in Belo Horizonte and in nearby cities, whose children were enrolled in the public school system in the years of 2019, 2020 or 2021. The analysis of the cases allowed us to understand how the family’s educational strategies and choices were drawn, what was the decision-making space they actually had, what were the motivations for choosing the public school, and the expectations and fears arising from the schooling of their children in this school system.
Assunto: Educação
Sociologia educacional
Classe media - Família - Escolha da escola
Família e escola
Escolas públicas - Escolha da escola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/45956
Data do documento: 15-Jul-2022
Término do Embargo: 15-Jul-2024
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