Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46053
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Luz, câmera, ação! : uma produção audiovisual nas aulas de língua inglesa
Autor(es): Lucía Silveira Alda
Primeiro Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
Resumo: A integração das tecnologias digitais está tão enraizada no nosso cotidiano que muitas vezes nem refletimos sobre a sua presença; porém, seria inimaginável pensar na vida contemporânea sem o uso de tais tecnologias. No entanto, por que muitas vezes a própria escola suprime esses progressos? Uma das principais funções da tecnologia é facilitar processos e, com os avanços tecnológicos, o acesso e a distribuição de informação popularizou-se, alterando práticas sociais, como a aprendizagem. Contudo, percebemos que muitas vezes a escola não satisfaz os interesses dos alunos, pois muitos conteúdos estão descontextualizados, não condizem com as suas necessidades ou habilidades e/ou a escola não utiliza a tecnologia como aliada do processo educativo. Dessa forma, é importante refletir sobre novas práticas didáticas e criar projetos de ensino conexos com as motivações desses alunos, buscando contribuir com a construção do conhecimento de forma efetiva e significativa, apoiando-se nos seus interesses e gerando novos atrativos (SANTOMÉ, 1998; OLIVEIRA; CAMPOS, 2013). A partir disso, propomos um projeto de ensino interdisciplinar de produção de vídeo com roteiro baseado em uma música em língua inglesa, que contenha uma narrativa. Este projeto surge da necessidade de unir a aula de língua estrangeira com o uso de tecnologias a fim de motivar e engajar o aluno na aula de língua inglesa e desenvolver suas habilidades comunicativas básicas de compreensão e produção oral, compreensão e produção textual, sua criatividade e seu pensamento crítico.
Assunto: Línguas – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador (EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46053
Data do documento: 20-Jul-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ens. de Ling. Mediado Por Computador EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUCIA ALDA.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.