Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46135
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Renata Pereira Lima Aspis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261355165283379 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Renata Moreira Marquez | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mariana Peceguini Ruggieri | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Roberta Marques do Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Lucía Tennina | pt_BR |
dc.creator | Flávia Helena Santos Péret | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0607294819661164 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T15:24:15Z | - |
dc.date.available | 2022-10-10T15:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46135 | - |
dc.description.resumo | A voz, entendida simultaneamente como texto, poema, enunciação, fala, discurso, expressão, invenção e potência é o centro desta tese. Não as vozes hegemônicas, sancionadas pelos corpos que historicamente tiveram acesso ao poder, mas vozes dissidentes, desviantes, rebeldes, desobedientes das normas e dos modos do pensar, do falar e, consequentemente, do saber. Para mapear esse corpus dinâmico e suas potentes reverberações, pratica-se a escrita literária de viés autobiográfico e a escuta participativa. Por meio de uma aglomeração de vozes, articulada entre a narrativa em primeira pessoa, a conversa com artistas da Poesia Falada e leituras de diferentes naturezas, busca-se desembaraçar os fios de uma história polifônica, a fim de apresentar tanto os procedimentos criados pelo regime sexista e racista de distribuição da voz quanto as táticas de vocalização da subjetividade dissidente. Neste sentido, entendem-se os dois atos (vocalizar e escrever) como gestos de construção de epistemologias antipatriarcais, antirracistas, anticoloniais e anticapitalistas que criam, imaginam e realizam modos, ativos, inventivos e políticos, de viver. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Poesia falada | pt_BR |
dc.subject | Epistemologias | pt_BR |
dc.subject | Dissidência | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Epistemologia social | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia - Aspectos sociológicos | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia - Aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject.other | Mulheres na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Minorias sexuais | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade sexual na educação | pt_BR |
dc.title | Vozes e escritas dissidentes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vozes dissidentes_tese_Flávia Péret.pdf | 2.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.