Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46135
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dc.contributor.advisor1Renata Pereira Lima Aspispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261355165283379pt_BR
dc.contributor.referee1Renata Moreira Marquezpt_BR
dc.contributor.referee2Mariana Peceguini Ruggieript_BR
dc.contributor.referee3Roberta Marques do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee4Lucía Tenninapt_BR
dc.creatorFlávia Helena Santos Péretpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0607294819661164pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-10T15:24:15Z-
dc.date.available2022-10-10T15:24:15Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46135-
dc.description.resumoA voz, entendida simultaneamente como texto, poema, enunciação, fala, discurso, expressão, invenção e potência é o centro desta tese. Não as vozes hegemônicas, sancionadas pelos corpos que historicamente tiveram acesso ao poder, mas vozes dissidentes, desviantes, rebeldes, desobedientes das normas e dos modos do pensar, do falar e, consequentemente, do saber. Para mapear esse corpus dinâmico e suas potentes reverberações, pratica-se a escrita literária de viés autobiográfico e a escuta participativa. Por meio de uma aglomeração de vozes, articulada entre a narrativa em primeira pessoa, a conversa com artistas da Poesia Falada e leituras de diferentes naturezas, busca-se desembaraçar os fios de uma história polifônica, a fim de apresentar tanto os procedimentos criados pelo regime sexista e racista de distribuição da voz quanto as táticas de vocalização da subjetividade dissidente. Neste sentido, entendem-se os dois atos (vocalizar e escrever) como gestos de construção de epistemologias antipatriarcais, antirracistas, anticoloniais e anticapitalistas que criam, imaginam e realizam modos, ativos, inventivos e políticos, de viver.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPoesia faladapt_BR
dc.subjectEpistemologiaspt_BR
dc.subjectDissidênciapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEpistemologia socialpt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherPoesia - Aspectos sociológicospt_BR
dc.subject.otherPoesia - Aspectos políticospt_BR
dc.subject.otherMulheres na educaçãopt_BR
dc.subject.otherMinorias sexuaispt_BR
dc.subject.otherIdentidade sexual na educaçãopt_BR
dc.titleVozes e escritas dissidentespt_BR
dc.typeTesept_BR
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