Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46141
Type: Artigo de Periódico
Title: Capacidade de absorção e canais de interação universidade-empresa: uma análise empírica para empresas no Rio Grande do Sul
Other Titles: Absorption capacity and channels of interaction between university and firm: an empirical analysis for firms in Rio Grande do Sul
Authors: Andréia Cunha da Rosa
André Luiz da Silva Teixeira
Janaina Ruffoni
Márcia Siqueira Rapini
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar de forma pioneira a interação entre as dimensões da Capacidade de Absorção (CA) da empresa, os canais de troca de informação e conhecimentos com as universidades e os resultados da inovação para a firma. A partir de informações coletadas de empresas localizadas no Rio Grande do Sul que interagiram com universidades e o uso do método de Componentes Principais Categóricos, foram identificadas especificidades das dimensões da CA de acordo com o canal utilizado pela empresa. Constatou-se que: (1) empresas que interagem via consultoria possuem maiores capacidades de assimilação; (2) quem interage via pesquisa conjunta tem maior capacidade de aquisição e exploração; (3) quem interage via canais ligados à “universidade empreendedora” não possui capacidades absortivas distintas das demais. Comprovou-se também que quem inova em produto e processo tem maior capacidade de assimilar, transformar e explorar o conhecimento externo.
Abstract: The aim of this paper is to analyze the interaction between firms’ absorptive capacity (AC) dimensions, the channels for information and knowledge exchange with university and the firms’ innovations results. From information collected in firms located in Rio Grande do Sul that interacted with universities and the use of Categorical Principal Component’s method to analyze the data it was possible to measure the dimensions of AC and relate them to the channels used by firms. It was found that:(1) companies that interact through consulting have higher capacities of assimilation; (2) firms that interact via joint research have greater acquisition and exploitation capabilities; (3) firms that interact by “entrepreneurial University” channels do not have different AC. We also found that firms who innovate in product and process have greater capacity to assimilate, transform and explore external knowledge.
Subject: Universidade empresa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.22456/2176-5456.57042
URI: http://hdl.handle.net/1843/46141
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://seer.ufrgs.br/index.php/AnaliseEconomica/article/view/57042
metadata.dc.relation.ispartof: Análise Econômica
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