Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46216
Type: Dissertação
Title: Articulações texto/música na contemporaneidade: Perspectivas históricas e abordagens composicionais
Authors: Rafael Felício Silva Godoi
First Advisor: Oiliam José Lanna
First Co-advisor: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
First Referee: Igor Leão Maia
Second Referee: Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Third Referee: Rogério Vasconcelos Barbosa
Abstract: A problemática em lidar com as articulações entre textos e músicas perpassa a história dos compositores da tradição ocidental. Inteligibilidade, técnica vocal, figuras poéticas/musicais, entre outras, são questões centrais para toda pessoa que se posiciona criativamente diante da composição vocal e nesta dissertação pretendi abordar estes dilemas segundo as perspectivas histórica, analítica e composicional. Um panorama da tradição da música vocal europeia é traçado até o século XX, momento em que me permito aprofundar na análise de três obras distintas, Voodoo Child de Liza Lim, Quatre chants pour franchir le seuil de Gerard Grisey e Got Lost de Helmut Lachenmann, para melhor compreender recursos técnicos e estéticos da contemporaneidade. Por fim, são expostas composições deste autor associada a uma análise do próprio processo criativo.
Subject: Composição (Música)
Música vocal - História e crítica
Música e literatura
Música - Análise, apreciação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46216
Issue Date: 29-Oct-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.