Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46216
Tipo: Dissertação
Título: Articulações texto/música na contemporaneidade: Perspectivas históricas e abordagens composicionais
Autor(es): Rafael Felício Silva Godoi
primer Tutor: Oiliam José Lanna
primer Co-tutor: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
primer miembro del tribunal : Igor Leão Maia
Segundo miembro del tribunal: Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Tercer miembro del tribunal: Rogério Vasconcelos Barbosa
Resumen: A problemática em lidar com as articulações entre textos e músicas perpassa a história dos compositores da tradição ocidental. Inteligibilidade, técnica vocal, figuras poéticas/musicais, entre outras, são questões centrais para toda pessoa que se posiciona criativamente diante da composição vocal e nesta dissertação pretendi abordar estes dilemas segundo as perspectivas histórica, analítica e composicional. Um panorama da tradição da música vocal europeia é traçado até o século XX, momento em que me permito aprofundar na análise de três obras distintas, Voodoo Child de Liza Lim, Quatre chants pour franchir le seuil de Gerard Grisey e Got Lost de Helmut Lachenmann, para melhor compreender recursos técnicos e estéticos da contemporaneidade. Por fim, são expostas composições deste autor associada a uma análise do próprio processo criativo.
Asunto: Composição (Música)
Música vocal - História e crítica
Música e literatura
Música - Análise, apreciação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46216
Fecha del documento: 29-oct-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.