Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oiliam José Lannapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7029488754722821pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luciana Monteiro de Castro Silva Dutrapt_BR
dc.contributor.referee1Igor Leão Maiapt_BR
dc.contributor.referee2Eduardo Campolina Vianna Loureiropt_BR
dc.contributor.referee3Rogério Vasconcelos Barbosapt_BR
dc.creatorRafael Felício Silva Godoipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6334046984816158pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-14T20:47:33Z-
dc.date.available2022-10-14T20:47:33Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46216-
dc.description.resumoA problemática em lidar com as articulações entre textos e músicas perpassa a história dos compositores da tradição ocidental. Inteligibilidade, técnica vocal, figuras poéticas/musicais, entre outras, são questões centrais para toda pessoa que se posiciona criativamente diante da composição vocal e nesta dissertação pretendi abordar estes dilemas segundo as perspectivas histórica, analítica e composicional. Um panorama da tradição da música vocal europeia é traçado até o século XX, momento em que me permito aprofundar na análise de três obras distintas, Voodoo Child de Liza Lim, Quatre chants pour franchir le seuil de Gerard Grisey e Got Lost de Helmut Lachenmann, para melhor compreender recursos técnicos e estéticos da contemporaneidade. Por fim, são expostas composições deste autor associada a uma análise do próprio processo criativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectMúsica contemporâneapt_BR
dc.subject.otherComposição (Música)pt_BR
dc.subject.otherMúsica vocal - História e críticapt_BR
dc.subject.otherMúsica e literaturapt_BR
dc.subject.otherMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.titleArticulações texto/música na contemporaneidade: Perspectivas históricas e abordagens composicionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.