Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46216
Tipo: Dissertação
Título: Articulações texto/música na contemporaneidade: Perspectivas históricas e abordagens composicionais
Autor(es): Rafael Felício Silva Godoi
Primeiro Orientador: Oiliam José Lanna
Primeiro Coorientador: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Primeiro membro da banca : Igor Leão Maia
Segundo membro da banca: Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Terceiro membro da banca: Rogério Vasconcelos Barbosa
Resumo: A problemática em lidar com as articulações entre textos e músicas perpassa a história dos compositores da tradição ocidental. Inteligibilidade, técnica vocal, figuras poéticas/musicais, entre outras, são questões centrais para toda pessoa que se posiciona criativamente diante da composição vocal e nesta dissertação pretendi abordar estes dilemas segundo as perspectivas histórica, analítica e composicional. Um panorama da tradição da música vocal europeia é traçado até o século XX, momento em que me permito aprofundar na análise de três obras distintas, Voodoo Child de Liza Lim, Quatre chants pour franchir le seuil de Gerard Grisey e Got Lost de Helmut Lachenmann, para melhor compreender recursos técnicos e estéticos da contemporaneidade. Por fim, são expostas composições deste autor associada a uma análise do próprio processo criativo.
Assunto: Composição (Música)
Música vocal - História e crítica
Música e literatura
Música - Análise, apreciação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46216
Data do documento: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.