Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/46225
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A percepção dos professores sobre a inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista : uma revisão narrativa |
Autor(es): | Ana Flávia Abreu Soares |
Primeiro Orientador: | Rosângela Gomes da Mota de Souza |
Primeiro membro da banca : | Joana da Costa Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Levindo Diniz Carvalho |
Resumo: | Introdução: A inclusão escolar de pessoas com deficiência perpassa por diversos debates, a fim de garantir o acesso e a permanência de todos no ensino regular, inclusive para aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com TEA. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa de literatura, tendo por fonte as bases de dados Lilacs e Scielo. Resultados: A amostra final, constituída de 12 artigos publicados no período entre 2008 e 2020, foi sistematizada por meio de uma Matriz de Análise. A maioria dos estudos se refere à educação básica, tendo sido conduzidos por pesquisadores que não são da área da educação. Conclusões: Os estudos demonstram que os docentes têm uma percepção legal do direito ao acesso dos alunos com TEA no ensino regular. Entretanto, garantir a permanência, o que envolve direitos a aprendizagens, foi apontado pelos professores como o maior desafio. Embora haja avanços da educação inclusiva, os olhares desses profissionais apontam que eles não se sentem preparados para atuar com esses estudantes. |
Assunto: | Inclusão em educação Transtornos do espectro autista Professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46225 |
Data do documento: | 30-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A percepção dos professores sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista uma revisão narrativa.pdf | 794.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.