Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46230
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O enfrentamento da violência e do uso de drogas no contexto escolar : um estudo de caso do programa PROERD
Título(s) alternativo(s): Confronting violence and drug use in the school context : a case study of the PROERD program
Autor(es): Renata Maria da Silva Dias
Primeiro Orientador: Rafael Diogo Pereira
Segundo Orientador: Glauber Eduardo Ribeiro Cruz
Resumo: Este projeto tem como estudo mostrar os efeitos e conseqüências das violências no contexto educacional de alunos, professores, familiares e a comunidade escolar. Os impactos qualitativos e quantitativos no autocontrole, socioemocional e auto-estima do indivíduo, vítima de qualquer tipo de violência na escola ou em seu entorno. O cenário é evidente, os resultados educacionais diagnósticos deixam falhas visíveis nesse contexto amostral. Partindo desse insumo, o que se propõe aqui é analisar as violências como bullying, física e sexual no contexto atual escolar. Os impactos de enfrentamento, a relação da família com a escola, do aluno com o professor no contexto amostral de violência escolar. Tem como objetivo principal alertar os jovens sobre os efeitos e conseqüências quanto ao uso de drogas, o que favorece a eles o acesso mais rápido a violência.
Abstract: This project is a study to show the effects and consequences of violence in the context of the education of the students, the teachers, the families and the school community. The qualitative and quantitative self-control, social, emotional, and self-esteem of the individual who is the victim of any type of bullying at school or in the surrounding area. The picture is clear, and the results of educational diagnostic no longer crashes are visible in the context of the sample. On the basis of that input, what we propose here is to examine the acts of violence such as bullying, physical and sexual. Its main objective is to warn young people about the effects and consequences of drug use, which favors them faster access to violence.
Assunto: Educação
Drogas
Violência escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46230
Data do documento: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Enfrentamento da Violência e do Uso de Drogas no Contexto Escolar.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.