Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46356
Type: Monografia (especialização)
Title: Intervenções em crianças com paralisia cerebral grave: uma revisão da literatura
Authors: Carolina Maciel Nogueira
First Advisor: Zélia Araújo Cotta Coelho
Abstract: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de artigos que investigaram intervenções em pessoas com graves deficiências motoras (GMFCS V). Foram realizadas buscas bibliográficas nas bases eletrônicas de dados Medline/PubMed, Lilacs, Scielo, OTDBASE, no período de 1996 a 2008, e após seleção dos artigos, oito estudos foram incluídos nesta revisão. As principais intervenções documentadas na literatura foram o taping, o alongamento passivo, a estimulação precoce, as tecnologias assistivas, a hipoterapia e a dança. Dentre as intervenções o taping e o alongamento passivo não evidenciaram melhora significativa nas amostras estudadas. As tecnologias assistivas se mostraram como importantes ferramentas clínicas para potencializar e otimizar a participação dessa população em contextos relevantes, na comunicação e no uso do computador. A estimulação precoce, a hipoterapia e a dança evidenciaram bons resultados no tratamento de crianças e jovens com grave comprometimento motor. Entretanto, são necessárias investigações mais controladas, com melhor confiabilidade e validade, além de amostras maiores, com mais representatividade que demonstrem a eficácia dessas intervenções, para que sejam reproduzidas na prática clínica.
Abstract: This paper presents a literature review that investigated interventions in people with severe motor impairment (GMFCS V). Bibliographic searches were carried out in the electronic databases Medline / PubMed, Lilacs, SciELO, OTDBASE in the period 1996 to 2008, and after selection of articles, eight studies were included in this review. The main interventions documented in the literature were taping, passive stretching, early stimulation, assistive technology, the hippotherapy and dance. Among the interventions, the taping and passive stretching did not show significant improvement in all samplesAssistive technologies have proved as important clinical tools to optimize and improve the participation of this population in relevant contexts, in communication and computer use. Early stimulation, the hippotherapy and dance showed good results in treating children and young people with severe motor impairment. However, further investigations are necessary to control, with better reliability and validity, and larger samples with greater representation to demonstrate the effectiveness of these interventions, so they play in clinical practice.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Terapia Ocupacional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46356
Issue Date: 27-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Carolina.pdf177.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.