Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47008
Type: Tese
Title: Realismo de crise: a narrativa de Serra Pelada na obra de Alfredo Jaar
Authors: Gladston da Costa Almeida
First Advisor: Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
First Referee: Daria Gorete Jaremtchuk
Second Referee: Julia Maia Rebouças
Third Referee: Maria Angélica Melendi de Biasizzo
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigo Borges Coelho
Abstract: Os registros fotográficos e videográficos produzidos por Alfredo Jaar em Serra Pelada no ano de 1985 resultaram numa série de obras, com as quais o artista chileno organizou um corpo crítico ao mesmo tempo diverso e compacto sobre a realidade do garimpo brasileiro, mas também sobre as implicações geopolíticas que circundam aquele evento. Esta tese tem por objetivo analisar as proposições de Alfredo Jaar surgidas da documentação fotográfica e videográfica de Serra Pelada, desde a primeira proposição que consistiu num vídeo de média duração intitulado Introduction to a Distant World; depois, numa intervenção pública na estação de metrô nova-iorquina Spring Street e intitulada Rushes; e por fim na série de fotografias que receberam o título comum de Gold in the Mornig. Ao longo deste trabalho nos interessa identificar e questionar as semelhanças e diferenças iconográficas e discursivas organizadas neste corpo de trabalhos produzidos por Alfredo Jaar em relação a outros modos de representação realista do garimpo e, a partir de um conceito geral que nomeamos Realismo de Crise, propomos discussões sobre a relação das obras de Jaar com a tradição do realismo na arte e do documentarismo e buscamos evidenciar nelas a ordem crítica e ética agenciada pelo artista diante dos aspectos políticos, econômicos e ideológicos que marcam a época e o contexto específico representado pelo acontecimento de Serra Pelada.
Abstract: The photographic and videographic records produced by Alfredo Jaar in Serra Pelada in 1985 resulted in a series of works, with which the Chilean artist organized a critical body of work that was both diverse and compact on the reality of Brazilian mining, but also on the geopolitical implications surrounding that event. This thesis aims to analyze the propositions of Alfredo Jaar that emerged from the photographic and videographic documentation of Serra Pelada, from the first proposition that consisted of a medium-length video entitled Introduction to a Distant World; later, in a public intervention in the New York subway station Spring Street and entitled Rushes; and finally in the series of photographs that received the common title of Gold in the Mornig. Throughout this paper we are interested in identifying and questioning the iconographic and discursive similarities and differences organized in this body of work produced by Alfredo Jaar in relation to other modes of realist representation of mining and, from a general concept we have named Crisis Realism, we propose discussions about the relation of Jaar's works with the tradition of realism in art and documentarism and seek to evidence in them the critical and ethical order agencyed by the artist in face of the political, economic and ideological aspects that mark the time and the specific context represented by the event of Serra Pelada.
Subject: Jaar, Alfredo
Artistas chilenos
Fotografia de garimpo
Garimpo
Garimpagem - Serra Pelada (Curionópolis, PA) - 1985
Arte - Aspectos políticos
Imagens fotográficas
Serra Pelada (Curionópolis, PA)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47008
Issue Date: 6-Mar-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REALISMO DE CRISE - A NARRATIVA DE SERRA PELADA NA OBRA DE ALFREDO JAAR.pdf16.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.