Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47021
Type: | Dissertação |
Title: | Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro |
Authors: | Daniel Augusto de Matos Assunção |
First Advisor: | Rafael Conde de Resende |
First Referee: | Jenny González Muñoz |
Second Referee: | Ana Lúcia Menezes de Andrade |
Third Referee: | Leonardo Álvares Vidigal |
Abstract: | O objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras. |
Abstract: | This thesis aims to understand how the domestic workers were framed in the brazilian comedies, specially in the chanchadas and neochanchadas. To achieve this goal, this thesis is divided in three different and complementary chapters. In the first chapter we have done a bibliographic revision about the domestic work’s origins and consolidation, understanding the gender, race and social aspects of it. In the second chapter another bibliographic revision was done, about the chanchadas, a specific brazilian genre and its impact in brazilian industry and production cycles. For the third and final chapter two movies were chosen as the thesis’ main subject, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula. They were deeply analysed through categories created for this research, aiming to understand how the domestic workers were framed and portrayed, with specific patterns and how these imagens influenced other productions. |
Subject: | Comédias cinematográficas - Brasil Empregados domésticos Mulheres no cinema Classes sociais no cinema Cinema brasileiro |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47021 |
Issue Date: | 23-Mar-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Daniel Augusto de Matos Assunção (VERSÃO FINAL E CORRIGIDA) (3).pdf | 19.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.