Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47045
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nilzilene Imaculada Lucindo | pt_BR |
dc.creator | Célia Maria Fernandes Nunes | pt_BR |
dc.creator | Regina Magna Bonifácio de Araújo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T20:00:18Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T20:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 396 | pt_BR |
dc.citation.epage | 413 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-8359 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47045 | - |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em Perspectiva | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Pedagogos | pt_BR |
dc.title | Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7053 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_Ser pedagogo a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.pdf | 513.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.