Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47045
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia |
Authors: | Nilzilene Imaculada Lucindo Célia Maria Fernandes Nunes Regina Magna Bonifácio de Araújo |
Abstract: | Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns. |
Subject: | Professores - Formação Pedagogos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47045 |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7053 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação em Perspectiva |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_Ser pedagogo a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.pdf | 513.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.