Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47046
Type: Artigo de Periódico
Title: Museu: um campo de inserção profissional do pedagogo? O que pensam os licenciandos de pedagogia
Authors: Nilzilene Imaculada Lucindo
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de uma ação de extensão desenvolvida em um museu. A investigação de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo que contou com a participação de 117 licenciandos de Pedagogia e procurou responder, a partir de um questionário, às questões: Que conceito de museu os licenciandos possuem? O museu é um espaço educativo? Há espaço de trabalho para o pedagogo no museu? Que atribuições o pedagogo desenvolveria no museu? Essa ação de extensão é relevante para o processo formativo dos licenciandos? Os resultados revelaram que para 99,1% dos licenciandos o museu se constitui um espaço educativo e de atuação do pedagogo. Os participantes ressaltaram as atribuições que caberiam ao pedagogo nesse espaço e destacaram que participar dessa ação extensionista foi relevante para o seu processo formativo por propiciar uma nova compreensão a respeito do museu e por ampliar sua visão acerca do campo de atuação profissional do pedagogo.
Subject: Museus - Aspectos educacionais
Pedagogos - Prática profissional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47046
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1453
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Formação Docente
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.