Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47046
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Museu: um campo de inserção profissional do pedagogo? O que pensam os licenciandos de pedagogia |
Authors: | Nilzilene Imaculada Lucindo |
Abstract: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada a partir de uma ação de extensão desenvolvida em um museu. A investigação de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo que contou com a participação de 117 licenciandos de Pedagogia e procurou responder, a partir de um questionário, às questões: Que conceito de museu os licenciandos possuem? O museu é um espaço educativo? Há espaço de trabalho para o pedagogo no museu? Que atribuições o pedagogo desenvolveria no museu? Essa ação de extensão é relevante para o processo formativo dos licenciandos? Os resultados revelaram que para 99,1% dos licenciandos o museu se constitui um espaço educativo e de atuação do pedagogo. Os participantes ressaltaram as atribuições que caberiam ao pedagogo nesse espaço e destacaram que participar dessa ação extensionista foi relevante para o seu processo formativo por propiciar uma nova compreensão a respeito do museu e por ampliar sua visão acerca do campo de atuação profissional do pedagogo. |
Subject: | Museus - Aspectos educacionais Pedagogos - Prática profissional |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47046 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1453 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Formação Docente |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_Museu um campo de inserção profissional do pedagogo o que pensam os licenciandos de pedagogia.pdf | 209.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.