Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47047
Type: Artigo de Periódico
Title: Avaliação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto: a ótica dos egressos
Authors: Nilzilene Imaculada Lucindo
Célia Maria Fernandes Nunes
Regina Magna Bonifácio Araújo
Abstract: O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.
Subject: Professores - Formação
Pedagogos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.18554/rt.v0i0.2546
URI: http://hdl.handle.net/1843/47047
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2546
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Triângulo
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.