Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47156
Type: Artigo de Periódico
Title: O ensino de ciências na educação infantil: relatos de sala de aula
Authors: Sthefany Zaida Silva do Amparo
Ana Cristina Ribeiro Vaz
Abstract: O artigo apresenta reflexões sobre os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto Brincando de Cientista: o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil, desenvolvido pela equipe do Programa Ações Educativas Complementares, com 38 crianças na faixa etária de cinco anos de idade, que cursam a Educação Infantil em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, MG. No curso do trabalho, as crianças foram convidadas a realizar atividades, observações e explorações a partir de experiências investigativas que favoreciam a descoberta do mundo que as cerca. A realização dessas práticas teve como objetivo o reconhecimento das atitudes dos informantes frente às experiências. Com base em nossas observações em sala de aula, na análise dos desenhos produzidos pelos estudantes e na entrevista ao final das atividades, percebemos o desenvolvimento de uma atitude científica por parte das crianças diante das vivências, o que reforça a importância da inclusão do Ensino de Ciências na Educação Infantil.
Subject: Educação básica
Ciências (Pré-escolar)
Ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.identifier.doi: 10.21577/0104-8899.20160219
URI: http://hdl.handle.net/1843/47156
Issue Date: Nov-2020
metadata.dc.url.externa: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_4/09-RSA-04-20.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Química Nova na Escola
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.