Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/47156
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O ensino de ciências na educação infantil: relatos de sala de aula |
Authors: | Sthefany Zaida Silva do Amparo Ana Cristina Ribeiro Vaz |
Abstract: | O artigo apresenta reflexões sobre os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto Brincando de Cientista: o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil, desenvolvido pela equipe do Programa Ações Educativas Complementares, com 38 crianças na faixa etária de cinco anos de idade, que cursam a Educação Infantil em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, MG. No curso do trabalho, as crianças foram convidadas a realizar atividades, observações e explorações a partir de experiências investigativas que favoreciam a descoberta do mundo que as cerca. A realização dessas práticas teve como objetivo o reconhecimento das atitudes dos informantes frente às experiências. Com base em nossas observações em sala de aula, na análise dos desenhos produzidos pelos estudantes e na entrevista ao final das atividades, percebemos o desenvolvimento de uma atitude científica por parte das crianças diante das vivências, o que reforça a importância da inclusão do Ensino de Ciências na Educação Infantil. |
Subject: | Educação básica Ciências (Pré-escolar) Ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.21577/0104-8899.20160219 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47156 |
Issue Date: | Nov-2020 |
metadata.dc.url.externa: | http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_4/09-RSA-04-20.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Química Nova na Escola |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.