Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47172
Type: Artigo de Periódico
Title: As redes sociais e o turismo: uma análise do compartilhamento no instagram do festival cultura e gastronomia de Tiradentes
Authors: Geórgia Caeteno de Oliveira Santos
Bruna Cristina de Oliveira Cabral
Marlusa de Sevilha Gosling
Juliana Maria Christino Magalhaes
Abstract: O turismo caracteriza-se como uma das atividades que mais utiliza a imagem para se promover e atrair visitantes, especialmente por meio do compartilhamento de fotografiase experiências nas redes sociais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o compartilhamento de fotografias no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Instagram, colabora para construir a imagem do destino turístico. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2016, por meio das postagens na rede social Instagramreferentes ao período que compreendeu a realização do evento. O ponto de referência para a busca na rede social foi o uso da hashtag#festivalgastronomicodetiradentes. O instrumento para a coleta de dados foi desenvolvido e adaptado, tendo como base o estudo de Donaire e Galí (2011), por meio da categorização de fotografias.Os resultados apontam que as imagenscompartilhadas no Instagram apresentam os elementos característicos do festival, as pessoas vivenciando o turismo na cidade histórica, assim como cenários e paisagens desse município, que já é considerado como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Nacional.
Subject: Marketing
Turismo
Redes sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.2436/20.8070.01.55
URI: http://hdl.handle.net/1843/47172
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Iberoamericana de Turismo-RITUR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As redes sociais e o turismo.pdf8.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.