Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47377
Tipo: Dissertação
Título: Cost-benefit analysis of a system that Integrates mass transportation with ridesharing
Título(s) alternativo(s): Cost-benefit analysis of a system that Integrates mass transit with ridesharing
Análise de custos e benefícios de um sistema que integra transporte coletivo com compartilhamento de transporte individual
Autor(es): Átila Martins Silva Júnior
primer Tutor: Jussara Marques de Almeida Gonçalves
primer Co-tutor: Humberto Torres Marques Neto
primer miembro del tribunal : Arthur Ziviani
Segundo miembro del tribunal: Clodoveu Augusto Davis Júnior
Resumen: Taxi and mass transportation services (e.g., buses, subways) are key components of the transportation system of metropolitan areas. Mass transportation tends to be the cheapest alternative, as costs are amortized among many people on the same trip, but they offer the same fixed trajectory. On the other hand, taxi trips tend to be more flexible and faster as they carry fewer people, often in a single direct trip towards the passenger destination. As such, they also tend to be more expensive. Both services often operate completely independent, even though their trips may intercept each other spatially and temporally. Indeed, the integration of mass transportation and taxi services into a unified transportation system has been little explored. In this thesis, we explored alternatives to combine these two systems focusing on cost and time reduction as the main metrics of interest. Specifically, we characterized data on mass transportation and taxi trips made in New York City in the same period. Then, we designed the TM-Sharing algorithm that matches trips considering temporal, spatial and economic aspects. Then, we proposed two pricing policies for the integrated system. Furthermore, we created four new datasets by inflating the original one to evaluate TM-Sharing in different scenarios. Results showed that in the evaluated scenario of integrated system, mass transportation passengers can save time, while taxi passenger saves money.
Abstract: O sistema de transporte metropolitano das grandes cidades é composto pelo sistema de transporte coletivo e pelos serviços de transporte particular. O sistema de transporte coletivo tem como principais características a alta ocupação dos veículos, a longa duração das viagens e o baixo custo para os passageiros. Por outro lado, os serviços de transporte particular, como o táxi, possuem baixa ocupação dos veículos, as rotas são flexíveis e o preço de longas viagens pode ser elevado se comparado com o transporte coletivo. Visando reduzir o preço das viagens do transporte particular, atualmente, esses serviços permitem o compartilhamento de viagens e divisão dos custos do trajeto compartilhado entre os passageiros adicionais. Embora as modalidades pública e privada de transporte se interceptem no tempo e espaço, a integração entre elas ainda é pouco explorada. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a viabilidade de integração dos sistemas de transporte coletivo e particular compartilhado. Sendo assim, as contribuições desse trabalho foram as seguintes. Primeiramente, foi realizada uma caracterização dos dados de viagens de táxi e transporte coletivo realizadas na cidade de Nova Iorque em um intervalo de tempo específico. Em seguida, foi proposto o TM-Sharing, um algoritmo que realiza o casamento das viagens desses diferentes modais. Além disso, foram propostas duas políticas de precificação para o sistema integrado de transporte. Por último, foram geradas quatro novas bases de dados sintéticas para avaliar o TM-Sharing em cenários com diferentes aspectos temporais e quantitativos. Os resultados mostram que no cenário de transporte integrado avaliado o passageiro de transporte coletivo pode fazer viagens mais rápidas, enquanto o passageiro de transporte particular realiza viagens mais baratas.
Asunto: Computação – Teses
Modelagem de desempenho – Teses
Cidades inteligentes – Teses
Mobilidade urbana – Teses.
Transporte urbano – Teses
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/47377
Fecha del documento: 23-jun-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertacao_AtilaJr.pdfRessubmissão formato DCC2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.