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http://hdl.handle.net/1843/47377
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Jussara Marques de Almeida Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3286329883412205 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Humberto Torres Marques Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arthur Ziviani | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Clodoveu Augusto Davis Júnior | pt_BR |
dc.creator | Átila Martins Silva Júnior | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4201695222577772 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T14:42:50Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T14:42:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/47377 | - |
dc.description.abstract | O sistema de transporte metropolitano das grandes cidades é composto pelo sistema de transporte coletivo e pelos serviços de transporte particular. O sistema de transporte coletivo tem como principais características a alta ocupação dos veículos, a longa duração das viagens e o baixo custo para os passageiros. Por outro lado, os serviços de transporte particular, como o táxi, possuem baixa ocupação dos veículos, as rotas são flexíveis e o preço de longas viagens pode ser elevado se comparado com o transporte coletivo. Visando reduzir o preço das viagens do transporte particular, atualmente, esses serviços permitem o compartilhamento de viagens e divisão dos custos do trajeto compartilhado entre os passageiros adicionais. Embora as modalidades pública e privada de transporte se interceptem no tempo e espaço, a integração entre elas ainda é pouco explorada. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a viabilidade de integração dos sistemas de transporte coletivo e particular compartilhado. Sendo assim, as contribuições desse trabalho foram as seguintes. Primeiramente, foi realizada uma caracterização dos dados de viagens de táxi e transporte coletivo realizadas na cidade de Nova Iorque em um intervalo de tempo específico. Em seguida, foi proposto o TM-Sharing, um algoritmo que realiza o casamento das viagens desses diferentes modais. Além disso, foram propostas duas políticas de precificação para o sistema integrado de transporte. Por último, foram geradas quatro novas bases de dados sintéticas para avaliar o TM-Sharing em cenários com diferentes aspectos temporais e quantitativos. Os resultados mostram que no cenário de transporte integrado avaliado o passageiro de transporte coletivo pode fazer viagens mais rápidas, enquanto o passageiro de transporte particular realiza viagens mais baratas. | pt_BR |
dc.description.resumo | Taxi and mass transportation services (e.g., buses, subways) are key components of the transportation system of metropolitan areas. Mass transportation tends to be the cheapest alternative, as costs are amortized among many people on the same trip, but they offer the same fixed trajectory. On the other hand, taxi trips tend to be more flexible and faster as they carry fewer people, often in a single direct trip towards the passenger destination. As such, they also tend to be more expensive. Both services often operate completely independent, even though their trips may intercept each other spatially and temporally. Indeed, the integration of mass transportation and taxi services into a unified transportation system has been little explored. In this thesis, we explored alternatives to combine these two systems focusing on cost and time reduction as the main metrics of interest. Specifically, we characterized data on mass transportation and taxi trips made in New York City in the same period. Then, we designed the TM-Sharing algorithm that matches trips considering temporal, spatial and economic aspects. Then, we proposed two pricing policies for the integrated system. Furthermore, we created four new datasets by inflating the original one to evaluate TM-Sharing in different scenarios. Results showed that in the evaluated scenario of integrated system, mass transportation passengers can save time, while taxi passenger saves money. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Smart Cities | pt_BR |
dc.subject | Urban Mobility | pt_BR |
dc.subject | Multimodal Transport Systems | pt_BR |
dc.subject | Ridesharing | pt_BR |
dc.subject.other | Computação – Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Modelagem de desempenho – Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Cidades inteligentes – Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Mobilidade urbana – Teses. | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte urbano – Teses | pt_BR |
dc.title | Cost-benefit analysis of a system that Integrates mass transportation with ridesharing | pt_BR |
dc.title.alternative | Cost-benefit analysis of a system that Integrates mass transit with ridesharing | pt_BR |
dc.title.alternative | Análise de custos e benefícios de um sistema que integra transporte coletivo com compartilhamento de transporte individual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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