Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jussara Marques de Almeida Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3286329883412205pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Humberto Torres Marques Netopt_BR
dc.contributor.referee1Arthur Zivianipt_BR
dc.contributor.referee2Clodoveu Augusto Davis Júniorpt_BR
dc.creatorÁtila Martins Silva Júniorpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4201695222577772pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T14:42:50Z-
dc.date.available2022-11-22T14:42:50Z-
dc.date.issued2020-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47377-
dc.description.abstractO sistema de transporte metropolitano das grandes cidades é composto pelo sistema de transporte coletivo e pelos serviços de transporte particular. O sistema de transporte coletivo tem como principais características a alta ocupação dos veículos, a longa duração das viagens e o baixo custo para os passageiros. Por outro lado, os serviços de transporte particular, como o táxi, possuem baixa ocupação dos veículos, as rotas são flexíveis e o preço de longas viagens pode ser elevado se comparado com o transporte coletivo. Visando reduzir o preço das viagens do transporte particular, atualmente, esses serviços permitem o compartilhamento de viagens e divisão dos custos do trajeto compartilhado entre os passageiros adicionais. Embora as modalidades pública e privada de transporte se interceptem no tempo e espaço, a integração entre elas ainda é pouco explorada. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a viabilidade de integração dos sistemas de transporte coletivo e particular compartilhado. Sendo assim, as contribuições desse trabalho foram as seguintes. Primeiramente, foi realizada uma caracterização dos dados de viagens de táxi e transporte coletivo realizadas na cidade de Nova Iorque em um intervalo de tempo específico. Em seguida, foi proposto o TM-Sharing, um algoritmo que realiza o casamento das viagens desses diferentes modais. Além disso, foram propostas duas políticas de precificação para o sistema integrado de transporte. Por último, foram geradas quatro novas bases de dados sintéticas para avaliar o TM-Sharing em cenários com diferentes aspectos temporais e quantitativos. Os resultados mostram que no cenário de transporte integrado avaliado o passageiro de transporte coletivo pode fazer viagens mais rápidas, enquanto o passageiro de transporte particular realiza viagens mais baratas.pt_BR
dc.description.resumoTaxi and mass transportation services (e.g., buses, subways) are key components of the transportation system of metropolitan areas. Mass transportation tends to be the cheapest alternative, as costs are amortized among many people on the same trip, but they offer the same fixed trajectory. On the other hand, taxi trips tend to be more flexible and faster as they carry fewer people, often in a single direct trip towards the passenger destination. As such, they also tend to be more expensive. Both services often operate completely independent, even though their trips may intercept each other spatially and temporally. Indeed, the integration of mass transportation and taxi services into a unified transportation system has been little explored. In this thesis, we explored alternatives to combine these two systems focusing on cost and time reduction as the main metrics of interest. Specifically, we characterized data on mass transportation and taxi trips made in New York City in the same period. Then, we designed the TM-Sharing algorithm that matches trips considering temporal, spatial and economic aspects. Then, we proposed two pricing policies for the integrated system. Furthermore, we created four new datasets by inflating the original one to evaluate TM-Sharing in different scenarios. Results showed that in the evaluated scenario of integrated system, mass transportation passengers can save time, while taxi passenger saves money.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSmart Citiespt_BR
dc.subjectUrban Mobilitypt_BR
dc.subjectMultimodal Transport Systemspt_BR
dc.subjectRidesharingpt_BR
dc.subject.otherComputação – Tesespt_BR
dc.subject.otherModelagem de desempenho – Tesespt_BR
dc.subject.otherCidades inteligentes – Tesespt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbana – Teses.pt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano – Tesespt_BR
dc.titleCost-benefit analysis of a system that Integrates mass transportation with ridesharingpt_BR
dc.title.alternativeCost-benefit analysis of a system that Integrates mass transit with ridesharingpt_BR
dc.title.alternativeAnálise de custos e benefícios de um sistema que integra transporte coletivo com compartilhamento de transporte individualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_AtilaJr.pdfRessubmissão formato DCC2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.