Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/47428
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O livro didático de química atende aos CBC |
Autor(es): | Giordane Ladeira |
primer Tutor: | Penha Souza Silva |
Resumen: | O livro didático há muito vem sendo objeto de debate e investigação, de onde se originam muitas críticas. Críticas por induzir ou reforçar preconceitos e estereótipos raciais e sociais; críticas por propor atividades que mais estimulam a obtenção de informações e memorização, em detrimento do desenvolvimento de capacidades como reflexão, análise e síntese, curiosidade, criatividade; dentre outras. Apesar de todas essas críticas, não podemos desconhecer o papel que esta ferramenta representa para a maioria dos professores e alunos do nosso país. Assim pensamos que é importante, especialmente para os professores da rede pública estadual de Minas Gerais, verificar se as cinco coleções de Química aprovadas pelo PNLEM 2012 atendem às orientações apontadas pelo CBC (Conteúdos Básicos Comuns), tanto em termos de distribuição de conteúdos, como de metodologia utilizada no tratamento dos mesmos. Cada coleção é apresentada em três volumes, totalizando quinze livros. Este trabalho está dividido basicamente em duas partes. Na primeira procurou-se verificar se os livros didáticos de química apresentam todo o conteúdo previsto pelo CBC para o 1º ano do ensino médio e na segunda delimitou-se o conhecimento químico, analisando o capítulo de termoquímica das cinco coleções com o objetivo de observar como os autores discutem os aspectos fenomenológico, teórico e representacional apontados pelo CBC. A partir da análise dos livros foi possível constatar que as coleções não atendem completamente os conteúdos, pois se encontram distribuídos nos três volumes e que se a escola vem, desde cedo, formando cidadãos com um espírito crítico, voltada para a cidadania, para os temas atuais, ou seja, principalmente para o aspecto fenomenológico são indicados os livros Química e Química - CTS. Já a escola que tem um caráter mais tradicional, voltado para o vestibular, ou seja, para os aspectos teóricos e representacionais é indicado o livro Química na Abordagem do Cotidiano. |
Asunto: | Educação Livros didáticos - Avaliação Química - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47428 |
Fecha del documento: | 17-dic-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_giordane.pdf | 18.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons