Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47536
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1055781547022768pt_BR
dc.creatorMaíra Natália Araújo Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T14:50:11Z-
dc.date.available2022-11-29T14:50:11Z-
dc.date.issued2013-02-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47536-
dc.description.resumoTendo como foco as diferentes formas de compreender o termo energia, a relação com a manutenção da vida no planeta e as implicações no meio ambiente, foi proposto este trabalho, intitulado Concepções dos estudantes do 1º ano do ensino médio da escola de rede publica estadual sobre energias renováveis. Este estudo, de modo geral, busca identificar as ideias e as dificuldades de estudantes quando confrontados com o termo energia, energias renováveis e suas implicações no meio ambiente. O resultado da pesquisa foi obtido a partir dos gráficos construídos com as respostas dos estudantes ao questionário aplicado em sala de aula pela professora. Verificou-se que atividades investigativas que priorizam a participação ativa do estudante no processo de ensino e aprendizagem, constituem-se em ferramentas singulares para a prática da educação ambiental, contribuindo para a ampliação dos processos de sensibilização, conscientização, mobilização e mudança de atitudes e contextualização do conhecimento investigado - Meio Ambiente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleConcepções dos estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola de rede pública sobre energias renováveispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_Maira-versão final.pdf789.61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons