Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47562
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Construção de conceitos sobre a radioatividade por alunos do ensino médio a partir de seus conhecimentos prévios
Autor(es): Cláudio Manoel Maciel
Primeiro Orientador: Ivo de Jesus Ramos
Resumo: Este estudo tem por objetivo verificar a possibilidade da construção de conceitos sobre a Radioatividade por alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Minas Gerais a partir de seus conhecimentos prévios e as possibilidades de aplicação no processo de construção do seu conhecimento no ambiente escolar, no ensino da Física. O ensino da Física no Ensino Médio, com a utilização do método de pesquisa-ação, sustentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, permite a expectativa de que, através de situações-problema, possa favorecer uma aprendizagem significativa dos alunos sobre conceitos de Radioatividade. A metodologia utilizada visa proporcionar aos alunos a construção de conceitos sobre a radioatividade a partir dos seus conhecimentos prévios. Foi possível relacionar as concepções prévias com os novos conceitos adquiridos e perceber como essa relação pôde contribuir para a construção de uma aprendizagem significativa para esses alunos.
Abstract: This study aims to verify the possibility of building on the concepts of radioactivity by high school students in a State School of Minas Gerais, from their own prior knowledge and the application possibilities in the building process of their knowledge at school environment in Physics teaching. Physics teaching at high school using the method of action research based on meaningful learning theory of Ausubel, allows to expect that it is possible to foster meaningful learning of students on concepts of radioactivity through problem situations. This methodology aims to make possible for students to construct radioactivity concept from their prior knowledge. It was possible to relate prior knowledge and new concepts learned. It was also possible to realize how this relationship was important for the construction of a meaningful learning for these students.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47562
Data do documento: 18-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudio Monog 02 de fev2.pdf107.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons