Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ivo de Jesus Ramospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740726434108113pt_BR
dc.creatorCláudio Manoel Macielpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T11:34:21Z-
dc.date.available2022-11-30T11:34:21Z-
dc.date.issued2010-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47562-
dc.description.abstractThis study aims to verify the possibility of building on the concepts of radioactivity by high school students in a State School of Minas Gerais, from their own prior knowledge and the application possibilities in the building process of their knowledge at school environment in Physics teaching. Physics teaching at high school using the method of action research based on meaningful learning theory of Ausubel, allows to expect that it is possible to foster meaningful learning of students on concepts of radioactivity through problem situations. This methodology aims to make possible for students to construct radioactivity concept from their prior knowledge. It was possible to relate prior knowledge and new concepts learned. It was also possible to realize how this relationship was important for the construction of a meaningful learning for these students.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo verificar a possibilidade da construção de conceitos sobre a Radioatividade por alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Minas Gerais a partir de seus conhecimentos prévios e as possibilidades de aplicação no processo de construção do seu conhecimento no ambiente escolar, no ensino da Física. O ensino da Física no Ensino Médio, com a utilização do método de pesquisa-ação, sustentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, permite a expectativa de que, através de situações-problema, possa favorecer uma aprendizagem significativa dos alunos sobre conceitos de Radioatividade. A metodologia utilizada visa proporcionar aos alunos a construção de conceitos sobre a radioatividade a partir dos seus conhecimentos prévios. Foi possível relacionar as concepções prévias com os novos conceitos adquiridos e perceber como essa relação pôde contribuir para a construção de uma aprendizagem significativa para esses alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectConhecimentos prévios e aprendizagem significativapt_BR
dc.titleConstrução de conceitos sobre a radioatividade por alunos do ensino médio a partir de seus conhecimentos préviospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudio Monog 02 de fev2.pdf107.86 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons